Publicado em 16 mai 2023

A evolução da inteligência artificial (IA) e suas aplicações para 2024

Redação

O uso de IA para análise de dados operacionais com modelos preditivos que apoiam a tomada de decisão. Nesse cenário, é crescente o uso dos modelos desde a área de marketing, vendas, operações e financeira, com foco em modelos preditivos de demanda, otimização de atendimento de cliente com processamento de dados não estruturados (mensagens textuais ou áudios), gestão de talentos com modelos preditivos para otimizar performance de pessoal e de times, modelos para detecção de atrito de clientes e de colaboradores. Os novos aplicativos e serviços de BI como tableau, quicksights e powerbi possuem recursos de inteligência que oferecem - de acordo com uma pergunta de negócios - quais seriam as melhores respostas baseadas em dados.

Claudio Pinheiro – 

A inteligência artificial (IA) deixou de ser uso apenas de cientistas e agora está disponível para todos nas mais variadas maneiras, de máquinas de lavar a computadores quânticos. Quase tudo o que conhecemos tem um pouquinho do tempero da IA e do que ela proporciona para as pessoas, governos e empresas.

Segundo o IDC, os gastos com inteligência artificial devem subir dos US$ 50.1 bilhões registrados em 2020 para mais de US$ 110 bilhões em 2024. Esse fator é reforçado pela inerente tendência de converter os imensos volumes de dados que estamos criando em informação e conhecimentos úteis para nossas vidas e negócios.

A inteligência artificial replica a forma como os seres humanos trabalham. Naturalmente realizamos as tarefas analíticas, como a de sumarização de dados ao contarmos de forma resumida uma experiência ou situação ocorrida. Por exemplo, quando falamos sobre um jogo de futebol que assistimos, logo comentamos os resultados da partida, se os times jogaram bem, os melhores lances. etc.

Quando pensamos em replicar isto analiticamente, utilizamos técnicas como análise descritiva, com mé...

Artigo atualizado em 16/05/2023 04:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica