Publicado em 06 jun 2023

A execução das paredes estruturais com painéis de PVC preenchidos com concreto

Redação

Leves e modulares, os perfis de PVC são unidos por um sistema perfeito de encaixe, compondo um desenho que remete às fôrmas convencionais de madeira usadas em concretagem, sendo que neste sistema as formas não serão removidas. O sistema é constituído por perfis modulares de PVC de encaixe perfeito, cuja leveza e simplicidade de montagem torna o processo inovador. Seu interior é preenchido por concreto e aço. A facilidade de incorporar instalações elétricas e hidráulicas, bem como a possibilidade de futuras ampliações e variadas respostas de acabamento, quando desejado, dão flexibilidade e versatilidade esse sistema construtivo. Há requisitos normativos para os componentes, premissas para elaboração de projetos e execução de paredes estruturais constituídas por painéis de policloreto de vinila (PVC) preenchidos com concreto, bem como orientações quanto a cuidados de uso, operação e manutenção das paredes. Esses sistemas construtivos são aqueles formados por paredes internas e externas com função estrutural, constituídas por painéis de PVC preenchidos com concreto. Os painéis de PVC são utilizados como fôrmas e ficam incorporados à parede, tendo também função de revestimento e acabamento. Os painéis de PVC são acoplados entre si por meio de encaixes nas laterais. O concreto utilizado é o autoadensável, para possibilitar o preenchimento dos painéis de PVC sem necessidade de vibração mecânica. Há procedimentos para a elaboração de projeto, execução e controle de paredes estruturais constituídas por painéis de PVC preenchidos com concreto para a construção de edificações.

Da Redação – 

Os perfis de PVC são montados de acordo com o projeto fornecido pelo fabricante, seguindo a identificação fornecida. Geralmente a montagem se inicia por um dos cantos para fornecer estabilidade e facilitar o processo. Após todos os perfis encaixados, ocorre a montagem dos escoramentos, garantindo que todos os elementos estejam alinhados e no prumo.

Após feita a estrutura de fundações, e colocados os perfis das paredes, são embutidas as tubulações elétricas e hidráulicas, bem como suas aberturas na face do PVC. Essas tubulações podem ser colocadas normalmente, porém com o cuidado de serem projetadas evitando curvas no interior do perfil. Elas podem ser distribuídas no topo, ou na base da parede. Além disso, são colocadas as armaduras dentro dos perfis, já previstas em projeto, nos pontos críticos, como laterais de portas e janelas, vergas e contra vergas. Feito isso, a modulação é escorada para posterior concretagem.

A concretagem deve ser realizada em camadas e pode ser feita de forma continua, caso respeite o tempo entre camadas. Após realizada a concretagem, é feita a limpeza das paredes e são coloc...

Artigo atualizado em 06/06/2023 05:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica