Publicado em 13 jun 2023

A tecnologia pode auxiliar a acessibilidade de deficientes visuais e auditivos

Redação

Os aplicativos inovadores, que utilizam os dispositivos de geolocalização, permitem que certos objetos, como smartphones, sejam localizados com uma alta precisão nos espaços públicos para enviar informações em tempo real. Eles estão sendo criados para fornecer melhor acessibilidade.

Rafael Gomes – 

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais de 10 milhões de pessoas têm deficiência auditiva no Brasil, além de mais de 6,5 milhões de habitantes com deficiência visual severa. De acordo com a coordenadora da Fundação Dorina Nowill para Cegos, Regina Fátima Caldeira, a lei brasileira de 2015 garante às pessoas com deficiência acesso às áreas de cultura, lazer e informação.

Para que isso ocorra, é necessário que os espaços públicos e privados estejam atentos ao tipo de tecnologia que há no mercado para auxiliar a visita desses deficientes de maneira simples e intuitiva, a fim de proporcionar uma experiência inclusiva e agradável. Por isso, aplicativos inovadores que utilizam a tecnologia iBeacon — dispositivos de geolocalização que permitem que certos objetos, como smartphones, sejam localizados com uma alta precisão nos estabelecimentos para enviar informações em te...

Artigo atualizado em 13/06/2023 01:06.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica