Publicado em 11 jul 2023

A Qualidade do método não destrutivo de perfuração direcional horizontal

Redação

O método não destrutivo (MND) é um conjunto de métodos de construção utilizados na instalação, reparo ou substituição de infraestruturas subterrâneas, com pouca escavação, a partir da superfície, com menor impacto no sistema viário e pouco ou nenhum impacto no entorno da obra. A perfuração direcional horizontal (HDD) é um método não destrutivo direcionado, para instalação de infraestrutura subterrânea em um furo na trajetória projetada, a partir de uma máquina perfuratriz na superfície que realiza o furo-piloto, alargamentos e puxamento da infraestrutura. Há parâmetros normativos obrigatórios para o projeto e a instalação de infraestruturas subterrâneas, cujas dimensões e resistência mecânica permitam sua instalação pelo MND de perfuração direcional horizontal, sendo as perfurações com comprimento de até 200 m, profundidade de até 7 m e infraestruturas (unitária ou conjunto) com diâmetro de até 315 mm.

Da Redação – 

O projeto básico desse tipo de perfuração deve estabelecer as diretrizes específicas do furo direcional a ser realizado, fornecendo as informações suficientes para o correto planejamento da execução da obra. Devem ser fornecidas as informações sobre o diâmetro (ou diâmetro equivalente, para os casos multifeixes), espessura, material (incluindo a especificação técnica do produto), extensão e profundidade de instalação da nova infraestrutura.

A verificação da resistência mecânica das infraestruturas a serem instaladas deve ser feita com base nos esforços durante a instalação da infraestrutura, de acordo com os requisitos das normas de projeto. Para tubulações de aço, recomenda-se que a espessura mínima da tubulação a ser instalada atenda à relação DN/t < 50.

A investigação do local deve incluir uma avaliação das condições de superfície e subsuperfície, para determinar a compatibilidade do local com a operação de perfuração direcional proposta. É de particular importância a necessidade de entender a presença e a natureza dos serviços subterrâneos existentes, por meio das solicitações de cadastros atua...

Artigo atualizado em 11/07/2023 05:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica