Publicado em 25 jul 2023

A calibração de instrumentos de ensaio por ultrassom tipo A-Scan

Redação

Uma varredura de ultrassom ou A-scan é um teste não destrutivo que usa ondas sonoras de alta frequência para gerar uma imagem do interior de uma soldagem ou em um material. A imagem produzida pela ultrassonografia é semelhante à produzida pela tomografia computadorizada (TC) e o A-scan pode ser usado para localizar falhas que podem não ser visíveis por meio da inspeção visual. Contudo, mesmo que essas varreduras forneçam imagens altamente detalhadas da estrutura interna dos materiais, elas fornecem imagens menos detalhadas porque só podem escanear objetos dentro de sua seção transversal, em vez de várias seções transversais como as varreduras de TC. Embora não sejam tão detalhados quanto as tomografias computadorizadas, os tipos A-scan ainda podem detectar falhas na maioria dos metais e alguns não metais, como a madeira. Há parâmetros normativos para os métodos e os critérios de aceitação para determinação do desempenho elétrico de instrumentos de ultrassom analógicos e digitais pulsados, operando no modo de apresentação A-Scan, empregados para ensaio não destrutivo manual, com transdutor simples ou duplo, operando nas frequências centrais entre 0,5 MHz e 20 MHz.

Da Redação – 

Alguns instrumentos de ultrassom são projetados com amplificadores logarítmicos em vez de amplificadores lineares, e podem ser caracterizados com uma amplitude no monitor linear em escala decibel e não em escala percentual; ter um controle de ganho que é substituído, total ou parcialmente, por controles de faixas (range) e deslocamento (offset) para escala vertical. Conforme especificação normativa, o instrumento de ultrassom com amplificador logarítmico deve atender aos mesmos requisitos no que tange à precisão de medição, isto é, da entrada do sinal à apresentação na tela conforme a precisão do atenuador calibrado, ou seja, o erro de medição acumulado não pode exceder ±1 dB em qualquer 20 dB de amplitude e ± 2 dB em qualquer 60 dB de amplitude.

Uma vez que a apresentação vertical é não linear por natureza, a linearidade do display vertical deve ser substituída pelo seguinte requisito: erros na apresentação vertical não podem exceder a ± 1 dB em qualquer 20 dB de amplitude e ± 2 dB em qualquer 60 dB de amplitude. Para a medição deve ser usada a configuração apresentada na norma e a verificação quanto à ade...

Artigo atualizado em 25/07/2023 05:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica