Publicado em 01 ago 2023

Os maiores erros na gestão do controle de produtos químicos

Redação

É importante ter uma adequada gestão do controle de produtos químicos controlados, de modo a minimizar eventuais responsabilidades e riscos, tanto para o negócio, quanto para as pessoas físicas: diretores, presidentes e operadores do controle de químicos. As exigências alcançam não só a empresa fornecedora do material, como também o transportador e o comprador deste produto.

Renata Franco de Paula Gonçalves Moreno – 

Diante do risco de desvio de uso de alguns produtos químicos, a Polícia Federal, o Ministério do Exército e a Polícia Civil controlam a utilização, a comercialização, a armazenagem, o transporte, além da fabricação de alguns desses produtos. A Polícia Federal é responsável pelo controle e fiscalização de todos os produtos químicos que possam ser utilizados como insumo na elaboração de substâncias entorpecentes, psicotrópicas ou que determinem dependência física ou psíquica.

O Exército fiscaliza produtos explosivos, abrangendo principalmente munições, armas de fogo, artifícios pirotécnicos e outros do mesmo gênero. A Polícia Civil normatiza os processos para fabricação, importação e exportação, comércio, depósito, manipulação, transporte e uso de matérias explosivas, inflamáveis, armas, munições e produtos químicos agressivos ou corrosivos. A exigência alcança não só a empresa fornecedora do material, como também o transportador e o comprador deste produto. Os maiores erros na gestão do controle de produtos químicos são apontados a seguir.

Quando a empresa compra produto qu...

Artigo atualizado em 01/08/2023 05:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica