Publicado em 17 out 2023

Os tubos de aço com e sem solda para sistemas de água e esgotamento sanitário

Redação

Todas as matérias primas utilizadas na fabricação de tubos para os sistemas de transporte e de distribuição de água devem apresentar inocuidade em relação à qualidade de água para consumo humano, conforme indicado na legislação em vigor. O fabricante deve apresentar certificados atualizados, com validade máxima de um ano, fornecidos por laboratórios especializados, de reconhecida competência e idoneidade, atestando a adequação na fabricação dos componentes, para uso em contato com água potável, atendendo à legislação em vigor. Para garantir a continuidade de atendimento à legislação em vigor, o ensaio que atesta a inocuidade dos tubos de aço, quando em contato com a água, deve ser efetuado toda vez em que houver mudança de matéria prima, revestimento, fabricante e processo de fabricação, ou quando solicitado pelo comprador. Por isso, há requisitos normativos obrigatórios para a fabricação, inspeção e recebimento de tubos de aço com e sem solda, a serem utilizados em sistemas de abastecimento de água e em sistemas de esgotamento sanitário.

Da Redação – 

Os tubos de aço com solda recebem uma soldagem nas extremidades, unindo-as através do calor e de instrumentos específicos para adquirir as diferentes espessuras, metragens e diâmetros desejados. Estes tubos são comuns nas mais variadas indústrias, como a automobilística, a usinagem, o agronegócio, maquinário e equipamentos, entre muitas outras.

Já os tubos de aço sem costura ou sem solda não passam por nenhum tipo de soldagem. São produzidos com cilindros de aço que são aquecidos e posteriormente têm seu miolo retirado, ficando ocos e sendo posteriormente perfurados. Podem ser utilizados em aplicações de pressão de óleo ou vapor para grandes esforços, como projetos de pistões hidráulicos e caldeiras em grandes indústrias.

Para produzir um tubo de aço com costura, uma chapa de aço maciça é dobrada em volta de si, unindo as extremidades para formar um cilindro. Na sequência, o ponto de contato entre as laterais dessa placa é soldado, ou “costurado” de forma imperceptível, criando o tubo com costura. Para a inspeção e reparo de defeito de corpo e solda, todos os defeitos devem ser registrados e a solda d...

Artigo atualizado em 17/10/2023 05:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica