Publicado em 14 nov 2023

Os isolantes térmicos pré-moldados de silicato de cálcio devem cumprir a norma

Redação

O silicato de cálcio é o nome comercial pelo qual é conhecido o hidrossilicato de cálcio com ou sem fibras, o qual possui as propriedades definidas, não sendo permitido o uso de amianto como componente na fabricação do material. É um produto feito a partir de matérias primas de caráter natural como, por exemplo, a cal virgem e a diatomita, que são reforçadas, por sua vez, por fibras de celulose e também as fibras de vidro. São muito utilizados em tubulações e outros equipamentos que sofrem com o tráfego de operadoras e também outros tipos de esforços mecânicos. É possível encontrar o silicato de cálcio em diversos formatos como, por exemplo, placas, tubos em segmentos e também em cimento. São muito utilizadas em vários segmentos, mas principalmente nas refinarias de petróleo, nas petroquímicas, em usinas termoelétricas, entre vários outros exemplos possíveis. O silicato de cálcio para isolamento térmico possui altas propriedades mecânicas, o que permite que seja utilizado em tubulações e vários outros equipamentos. Além disso, também possui um ótimo desempenho térmico, o que permite que também seja utilizado como isolamento térmico em vários ambientes e tubulações. Também está de acordo com todas as exigências de segurança do país, já que é completamente isento de amianto. Outro ponto interessante é que possui inércia química, ou seja, não irá atacar, tampouco acelerar a corrosão no aço inoxidável. O silicato de cálcio também é muito resistente à umidade e também ao fogo, o que garante maior segurança para o local onde ele será instalado. Também tem uma instalação muito fácil e rápida, já que pode ser cortado de maneira muito simples. Existem os requisitos normativos para as placas, tubos e segmentos de silicato de cálcio, para uso em superfícies entre 27 °C (80 °F) a 927 °C (1.700 °F). Esses parâmetros não abordam os temas relacionados à segurança no manuseio, se existentes. Cabe ao fabricante a responsabilidade de divulgar o uso apropriado e as condições seguras de manuseio.

Da Redação – 

O silicato de cálcio é um composto químico que envolve cálcio, silício e oxigênio. Os químicos derivam este composto de rochas naturais sob a terra, dando ao silicato de cálcio sua característica aparência branca e pulverulenta. Devido a esta química única, o silicato de cálcio oferece alta resistência à compressão, integridade estrutural em altas temperaturas e alta resistência à corrosão em suas formas finais, mesmo em condições de umidade excessiva. Na verdade, embora a substância suporte temperaturas extremamente altas, ela não é combustível.

O silicato de cálcio pode ter todas essas propriedades químicas, mas como ele realmente isola o mundo exterior de temperaturas de 500°C. A sua composição única resiste ao fortalecimento de partículas por substâncias quentes. Como geralmente vem na forma de blocos, tubos e placas, o silicato de cálcio reveste tubulações de alta temperatura e caixas de áreas de produção de calor.

Pode revestir as tubulações e os equipamentos de alta temperatura em locais de fabricação. Desde usinas de energia elétrica até fábricas de produtos químicos, precisa de gerenciamento ...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica