Publicado em 29 mar 2022

A Qualidade dos revestimentos com placas pétreas em edificações

Redação

A placa pétrea é um elemento de composição rochosa que possui a função de revestir e um sistema de revestimento é todo o conjunto composto pelos elementos metálicos, pelas placas pétreas e pelo selante (se houver). Os componentes metálicos envolvem os acessórios metálicos que estabelecem a ligação entre o substrato/estrutura metálica auxiliar e a placa pétrea. De ocorrência natural, a placa pétrea tem sido um elemento básico dos materiais de construção desde o início dos tempos e os seus principais benefícios são a sua resistência, durabilidade e apelo estético. Com uma infinidade de possibilidades que podem melhorar a aparência de qualquer exterior ou interior, ter uma boa compreensão do revestimento com placa pétrea é fundamental para garantir o uso adequado em seu projeto. Para obter um sistema de fixação seguro e confiável, é essencial considerar completamente as implicações do peso e das propriedades da pedra natural, desde o início do trabalho de projeto. O peso é a principal área de preocupação ao construir com pedra. Fundamentalmente, se está falando em aderir ou anexar um material muito pesado a uma superfície vertical. Muitos tipos de pedra natural são excelentes materiais de revestimento. Elas podem ser divididas em três grupos geológicos: rochas sedimentares, como calcário e arenito, rochas metamórficas, como ardósia e mármore, e, por último, as rochas ígneas, como granito. Ao selecionar o melhor tipo de pedra, os arquitetos devem considerar vários fatores, incluindo aparência, uso pretendido, tamanho do projeto e, o mais importante, o compósito que fornecerá resistência e durabilidade adequadas. Deve-se entender os parâmetros para elaboração de projeto, execução e fiscalização de revestimento com placas pétreas fixadas por meio de componentes metálicos para fachadas e paredes interiores de edificações.

Da Redação – 

Para a execução satisfatória do revestimento de fachada, é necessária a elaboração de um projeto bem detalhado, pois quando há um mal planejamento dos revestimentos de fachadas com placas pétreas, podem ocorrer diversas falhas na execução da fachada. Os erros comuns que acometem o revestimento de fachada de edifícios são: manchas por eflorescências, quedas e desplacamentos devido ao desconhecimento na especificação das argamassas e erros na execução da colocação dos inserts.

A instalação de pedras no revestimento de fachada do edifício requer um processo cuidadoso que garanta a segurança e a qualidade da obra, preservando a resistência do material. Para a obtenção de resultados satisfatórios, deve-se levar em conta o corte das pedras nas jazidas e as especificações do sistema de fixação.

Atualmente, utilizam-se como métodos de fixação os sistemas de adesão por argamassa ou de fixação por inserts metálicos, também conhecidos como fachada ventilada, fachada aerada ou fachada não aderida. Os inserts metálicos são peças fabricadas em aço inox ou liga de alumínio 6063 que tem como característica a alta res...

Artigo atualizado em 29/03/2022 06:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica