Publicado em 14 mar 2023

A aprovação da capabilidade (AC) das placas de circuito impresso

Redação

A capabilidade de um processo é a habilidade de se gerar produtos dentro de uma faixa de especificação definida pela empresa ou pelo cliente. O estudo de capabilidade do processo é feito por meio da comparação da faixa característica, que mostra como ele se porta na prática, com a faixa de especificação, dada pelo limite inferior e o limite superior. Assim, as placas de circuito impresso se diferenciam da maioria dos outros componentes eletrônicos por fatores importantes, como não existe uma placa-padrão com traçados e dimensões-padrão, mas sim uma variedade infinita de formas e configurações de circuitos; a placas de circuito impressos são feitas sob encomenda, ou seja, cada detalhe para uma determinada placa é objeto de acordo entre o cliente e o fornecedor. Embora sejam produzidas em quantidades totais consideráveis, a quantidade produzida para um modelo em particular pode ser pequena. No caso das placas de circuito impresso, a aprovação de capabilidade se baseia no uso de uma placa de avaliação de capabilidade (PAC) ou uma placa impressa de produção (PIP), considerada apropriada para componente de qualificação de capabilidade (CQC), e uma seleção adequada de métodos de ensaio e requisitos para cada tipo de placas de circuito impresso, por exemplo: placas de circuito impresso rígidas de simples ou dupla face sem conexões entre as camadas; placas de circuito impresso rígidas de simples e dupla face com conexões entre as camadas; placas de circuito impresso multicamadas com conexões entre as camadas; e placas de circuito impresso multicamadas flexíveis com conexões entre as camadas. Os usuários devem entender os procedimentos normativos para a aprovação de capabilidade (AC) para circuitos impressos. Quando for necessário pode-se ter o reconhecimento da International Electrotechnical Commission (IEC) quality assessment system for electronic components (IECQ, recomendando-se utilizar os procedimentos da IEC 001002. Além disso, um programa de aprovação de tecnologia (AT) também pode ser utilizado como alternativa para fabricantes que empreguem um sistema de controle de processo para estabelecer a conformidade do produto.

Da Redação – 

Uma placa de circuito impresso é um conjunto eletrônico que usa condutores de cobre para criar conexões elétricas entre os componentes. As placas de circuito impresso fornecem suporte mecânico para componentes eletrônicos para que um dispositivo possa ser montado em um gabinete. Um projeto de placa de circuito impresso deve incluir um conjunto específico de etapas que se alinha com o processo de fabricação, a embalagem do circuito integrado e a estrutura da placa de circuito nua.

Os recursos condutivos em placas de circuito impresso incluem traços de cobre, almofadas e planos condutivos. A estrutura mecânica é constituída por um material isolante laminado entre camadas de condutores. A estrutura geral é banhada e coberta com uma máscara de solda não condutiva, e um material de serigrafia é impresso no topo da máscara de solda para fornecer uma legenda para componentes eletrônicos. Após a conclusão dessas etapas de fabricação, a placa nua é enviada para a montagem da placa de circuito impresso, onde os componentes são soldados à placa e pode ser testado.

Elas desempe...

Artigo atualizado em 14/03/2023 05:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica