Publicado em 01 fev 2022

A Qualidade dos postes de concreto armado e protendido para energia elétrica

Redação

O poste de concreto é um elemento estrutural pré-fabricado de concreto, classificado em função de seu formato, comprimento nominal e carga nominal. O comprimento nominal é distância entre o topo e a base do poste e a carga nominal é o valor da carga que o poste suporta continuamente, na direção e sentido indicados, sem apresentar fissuras acima dos limites admissíveis estabelecidos na parte 1 da NBR 8451, ou flecha superior à especificada. Pode-se dizer que a carga de ruptura não pode ser inferior a duas vezes a carga nominal. Os postes simétricos, de seção duplo T e retangular, devem ter, na direção de menor inércia, resistência igual a 50% e 70%, respectivamente, da indicada para a direção de maior inércia. Para postes de concreto protendido, a carga de ruptura não pode ser inferior a 2,2 vezes a carga nominal. Qualquer parte das armaduras longitudinal e transversal deve ter cobrimento de concreto com espessura mínima de 15 mm, com exceção dos furos, que não podem ter armadura exposta. As extremidades da armadura longitudinal devem estar localizadas a 20 mm da base e do topo do poste, admitindo-se uma tolerância de +10 mm e –5 mm. Para postes de concreto protendido (pré-tensionado), os fios ou cordoalhas podem facear as superfícies do concreto das seções do topo e da base, desde que com uma proteção anticorrosiva nas suas extremidades. Para postes destinados ao uso em classes de agressividade ambiental III e IV, o cobrimento da armadura deve ser de no mínimo 25 mm, e deve ser prevista proteção dos furos com cobrimento mínimo de 5 mm. Os postes de seção de duplo T, tipo D, não são aplicáveis às classes de agressividade III e IV. O afastamento entre as barras longitudinais pode ter disposição especial, cuja eficiência deve ser comprovada pelos ensaios previstos na NBR 8451-3. Os estribos devem ser distribuídos ao longo de todo o poste, necessariamente até as extremidades da armadura longitudinal. Recomenda-se espaçamento máximo entre os estribos de 300 mm. No caso de postes protendidos, os estribos podem ser dispensados, desde que os esforços cortantes sejam adequadamente compensados pelo estado duplo de tensões, exceto na parte onde existir armadura passiva e no topo (fixação da cruzeta). As emendas das barras longitudinais devem atender aos requisitos da NBR 6118. As armaduras longitudinais e transversais (estribos) devem ser dimensionadas para carga nominal, cargas de manuseio e montagem. Deve-se entender os parâmetros para a fabricação, os ensaios, o recebimento, o manuseio, o armazenamento, o transporte e a instalação de postes de concreto armado e protendido, de seção circular, quadrada, retangular ou duplo T, destinados ao suporte de redes aéreas urbanas e rurais de distribuição de energia elétrica, ornamentais e de iluminação, e ramais de ligação de até 1 kV.

Os postes devem ter uma passagem para um condutor de aterramento para conexão de todos os acessórios metálicos, que atenda aos requisitos relacionados ao aterramento elétrico estabelecidos na NBR 16527, e podem dispor de eletroduto embutido no concreto para passagem do condutor de descida do aterramento; dos furos nas seções próximas ao topo e ao nível do engastamento, para entrada e saída do condutor de descida do aterramento (postes de seção circular, retangular e duplo T). Outros detalhes construtivos do poste para permitir a passagem do condutor de aterramento podem ser acordados entre o fabricante e o consumidor.

Quanto à cura do cimento, após a pega, o concreto continua a ganhar resistência, desde que não falte água necessária para a continuidade das reações de hidratação. Por este motivo, nos serviços de execução de estruturas em concreto, a cura é uma das etapas mais importantes, pela influência que exerce não só no desenvolvimento da resistência, como também na durabilidade do concreto.

A cura é o processo usado para manter um teor de umidade adequado a uma temperatura favorável no interior do concreto, durante a hidratação dos mater...

Artigo atualizado em 01/02/2022 05:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica