Publicado em 04 jan 2022

A Qualidade dos postes de poliéster com fibra de vidro para redes elétricas

Redação

Os postes constituídos de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) são fabricados com eixo sensivelmente retilíneo, destinado a suportar os esforços mecânicos provenientes dos isoladores, cruzetas, condutores e/ou equipamentos de redes aéreas de distribuição de energia elétrica. As matérias primas utilizadas na fabricação dos postes em PRFV são: a resina de poliéster, a fibra de vidro e o gel coat para a pintura que deve ser feita com aditivos especiais para a proteção à raios UV e antichama. Isso garante um bom desempenho para as aplicações com a alta resistência a corrosão, flexão e torção, bem como a sua uma boa isolação quanto a condutividade de energia elétrica. Para a fabricação, usa-se um molde ou mandril metálico para filamento contínuo, sendo este o processo mais adequado e eficiente para atender as características técnicas do produto. Para garantir a qualidade do produto são realizados ensaios de inflamabilidade (antichama), trilhamento elétrico, absorção de água e intemperismo artificial (UV) em laboratório especializado. Os fabricantes devem cumprir as normas técnicas, por isso deve-se entender os requisitos normativos para a preparação, o recebimento, o manuseio e a armazenagem de postes de poliéster reforçado com fibra de vidro (PRFV) destinados às redes aéreas de distribuição de energia elétrica de até 36,2 kV.

Da Redação – 

Em algumas regiões do Brasil, uma solução alternativa para a realização de troca de postes é a utilização dos postes de PRFV que oferecem algumas vantagens. Possui uma vida útil estimada até cinco vezes maior que os postes de madeira e duas vezes maior que os postes de concreto e tem propriedades de isolamento elétrico superiores, pois não há infiltração de água.

Ele é resistente à corrosão, sendo indicado para áreas de ambiente agressivo, tem peso de duas a quatro vezes menores, o que simplifica o transporte e a instalação, reduzindo custos e garantindo a segurança. Os postes praticamente não requerem manutenção, sendo livre de proliferação e ataque de fungos e cupins. Oferece a possibilidade de se produzir na cor desejada, com aditivos UV que garantem boa aparência e durabilidade, não conduz corrente elétrica e possui transparência magnética.

Eles podem ser aplicados em diversas situações, lugares de difícil acesso, vias urbanas, locais de alta corrosão e intempéries. São suficientemente leves para serem transportados por pequenos veículos, sem a necessidade de equipamentos pesados como caminhões mu...

Artigo atualizado em 16/12/2021 06:46.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica