Publicado em 16 ago 2022

A Qualidade da manufatura de montagens eletrônicas soldadas

Redação

O serviço de montagens eletrônicas, quando feito de maneira terceirizada, permite que a indústria ou empresa mantenha foco em atividades mais pertinentes para o negócio. Além disso, são algumas vantagens de terceirizar o serviço de montagem de placas eletrônicas: a linha de produção especializada, com todos os recursos para montagem; mão de obra experiente e qualificada; acesso a componentes nacionais e importados; economia de tempo; e menor custo. Uma das maneiras para a montagem é a surface mount technology (SMT), tecnologia utilizada mundialmente por empresas que buscam as vantagens estratégicas na produção de suas placas e componentes. Isso porque a SMT permite a montagem e a soldagem automatizada das printed circuit boards (PCB) ou placas de circuito impresso, o que traz melhorias significativas em confiabilidade e economia de custos. Além disso, a SMT favorece a miniaturização de componentes e reduz muito a necessidade de intervenção humana na montagem — o que minimiza erros e evita o retrabalho. Dessa forma, quando o nível de automação na montagem de placas e circuitos eletrônicos começou a aumentar, a indústria percebeu que os componentes tradicionais dificultavam a montagem de placas de circuito impresso, pois eles não eram soldados diretamente nas placas. Ao invés disso, eram fixados por pinos que passavam através de orifícios — em um sistema conhecido como pin through hole (PTH) ou pino através de orifício, fazendo com que a intervenção humana fosse frequente. Isso ocasionava paradas, aumentando os custos de produção. A solução encontrada foi montar os componentes a superfície da placa, soldando-os diretamente: tecnologia SMT: a montagem dos componentes diretamente na placa, sem a necessidade de pinos de fixação. As montagens eletroeletrônicas estão sujeitas à classificação por utilização final do item. Três níveis gerais do produto final são estabelecidos para refletir as diferenças de produtibilidade, complexidade, requisitos de desempenho funcional e de frequência de verificação (inspeção/ensaio).

Da Redação – 

A montagem SMT permitiu que a indústria eletrônica desse um salto qualitativo e tornou possíveis tecnologias que hoje estão presentes no dia a dia de bilhões de pessoas. O imenso potencial da SMT revolucionou as mais distintas áreas nas quais são utilizados equipamentos eletrônicos.

As placas montadas em SMT estão presentes em dispositivos tão diferentes entre si quanto smartphones e aviões, sendo adotadas na indústria de eletrodomésticos, no setor automotivo e até mesmo na manufatura de aparelhos médicos de alta precisão. Não é surpreendente que muitas fábricas desejem até mesmo substituir todo seu maquinário baseado em PHT por equipamentos capazes de realizar a montagem SMT.

No processo de fabricação de PCB, a tecnologia de SMT permite montagem automatizada virtualmente completa para a maioria das placas, o que acaba gerando vantagens para as empresas que a adotam. O mercado exige placas cada vez menores e mais complexas, com altíssimo nível de detalhamento.

Por isso, o futuro da indústria de eletrônicos estará diretamente ligado à automação e à miniaturização. É correto afirmar que em breve t...

Artigo atualizado em 16/08/2022 06:16.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica