Publicado em 29 jul 2025

A rápida evolução da tecnologia dos biossensores

Redação

Os biossensores são cada vez mais utilizados em todos os lugares, desde o monitoramento médico até o ambiental, e já existem algumas normas IEC para essa área em rápida evolução.

Monica Heck – 

A era da convergência biodigital está sobre nós duas décadas depois de ter sido prevista pela primeira vez, e a fusão da biologia e da tecnologia digital está se acelerando graças à genômica, ao crescimento da inteligência artificial (IA) e ao desenvolvimento da criptografia baseada em quântica.

Hoje, podemos armazenar informações em nosso DNA interagindo digitalmente com ele. A tecnologia implantada no cérebro humano pode ajudar as pessoas com lesões devastadoras na medula espinhal a voltar a andar e, em breve, poderá devolver a visão a quem a perdeu. Enquanto isso, biossensores de todos os tipos estão surgindo para ajudar a humanidade a combater as doenças e uma infinidade de desafios ambientais.

Os biossensores existem há décadas. São dispositivos que podem “detectar a presença ou concentração de um analito biológico, como uma biomolécula, uma estrutura biológica ou um microrganismo”, e algumas das iterações mais famosas incluem testes de fluxo lateral, também conhecidos como testes rápidos, que incluem o teste de gravidez caseiro e monitores contínuos de glicose para o controle do diabetes.


Artigo atualizado em 21/07/2025 04:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica