A recuperação de eixos ferroviários de vagões de cargas pelo processo de metalização
Redação
Os eixos ferroviários podem ser recuperados usando o processo de metalização, que envolve a deposição de uma camada de metal sobre a superfície desgastada ou danificada do eixo para restaurar suas dimensões e propriedades originais. Esse processo, também conhecido como pulverização térmica, oferece uma maneira econômica de prolongar a vida útil dos eixos ferroviários, evitando que sejam descartados. Assim, a metalização ou aspersão térmica arco spray é a fundição do arame por arco elétrico, em que o metal derretido é soprado com o auxílio de ar comprimido, na forma de grãos derretidos em direção à peça. Nesse processo, os grãos aderem mecanicamente ao material-base da peça, formando uma camada de revestimento composta por lamelas, sem união metalúrgica. Há requisitos normativos obrigatórios para as atividades para recuperação de eixo ferroviário maciço de vagões de cargas pelo processo de metalização e estabelece os requisitos para assegurar a qualidade do processo. Eles não são aplicáveis aos vagões que transportam produtos perigosos, como explosivos, gases, líquidos inflamáveis, substâncias tóxicas e infectantes, além de material radioativo.

Da Redação –
A metalização se inicia com o preaquecimento do eixo, pois se deve preaquecer a região a ser metalizada a 110 °C ± 10 °C. A temperatura deve ser mantida por um período mínimo de 5 min, sendo aferida com instrumento adequadamente calibrado, a fim de eliminar umidade da superfície metálica.
É permitido pré-aquecer o eixo com chama, porém não é permitido apontar a chama diretamente para a superfície, devido à formação de fuligem, que interfere na adesão. Deve-se utilizar ar comprimido limpo e seco para a aspersão do revestimento atomizado até o substrato metálico.
Recomenda-se a utilização de gás classe [3:4:2] ou mais puro, conforme a NBR ISO 8573-1, atentando-se para a manutenção adequada dos sistemas de purificação e secagem do ar utilizados. O processo de metalização estabelecido para o revestimento dos eixos ferroviários é a metalização realizada por arco elétrico (arc-spray).
Com auxílio de instrumento de aferição, devem-se verificar as temperaturas do início ao fim do processo, assegurando que os eixos estejam abaixo de 250 °C. O revestimento deve ser feito em passes uniformes, iniciand...