Publicado em 29 mai 2018

Especificando os vidros para a construção civil conforme a norma técnica

Redação

É fundamental conhecer os requisitos para projeto, execução e aplicações de vidros na construção civil.

Da Redação –

vidro

O vidro usa como matéria prima preparada a partir da fusão de diversos insumos básicos, entre os quais os principais são: barrilha (60%), areia (5 a 12%), calcário (5 a 15%) e feldspato (7 a 18%). A reciclagem é fator importante a considerar, pois a fusão de cacos é feita a temperatura mais baixa gerando economia de combustível e vantagens ambientais, além de divisas, pois parte da barrilha é importada devido a sua escassez no Brasil.

As etapas seguintes do processo produtivo, que vão do resfriamento da matéria prima fundida até o produto, podem envolver diferentes tecnologias. No caso do vidro plano a tecnologia float consiste basicamente na formação de lâmina sobre chumbo derretido, dando uma superfície sem imperfeições (ondulações).

Os vidros impressos são os lisos com o trabalho final antes do resfriamento total. Outros trabalhos resultam em maior resistência, curvatura, refletividade, etc.

A construção civil usa quase 55% do vidro produzido no Brasil. Ele é utilizado principalmente pela sua transparência, que proporciona luz e sol no interior das habitações e locais de trabalho, visão para o exterior, decoração, divisões internas...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica