Publicado em 06 jun 2018

Os requisitos para o cabeamento estruturado

Redação

Os requisitos para os caminhos e espaços, dentro ou entre edifícios, para troca de informações e cabeamento estruturado.

1338903108-cabeamento-estruturado-942041



Da Redação -

O cabeamento estruturado é uma infraestrutura de telecomunicações de um prédio ou campus que consiste em um número de pequenos elementos padronizados chamados de sub-sistemas. Sua origem é datada da década de 1980, quando os edifícios ainda eram feitos sem um devido planejamento para o crescimento da empresa que fizesse o local como "casa".

Ou seja, a infraestrutura atendia requisitos mínimos para funcionamento, muitas vezes ditadas pelo próprio instalador ou pelo fabricante dos equipamentos e cabos que eram trançados e sem blindagem. Com a evolução do cabeamento estruturado, surgiram diversas normas aplicáveis, que com o passar do tempo deixaram de ser requisito mínimo para instalação, fazendo com que os fabricantes as adotassem.

NBR 16415 - Caminhos e espaços para cabeamento estruturado especifica a estrutura e os requisitos para os caminhos e espaços, dentro ou entre edifícios,...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica