Publicado em 18 Jun 2019

Entendendo a corrente contínua (cc) e a corrente alternada (ca)

Redação

A cc recebe este nome por ter a característica do fluxo dos elétrons e consequentemente da tensão e corrente serem unidirecional, contudo na ca, tanto a tensão quanto a corrente se movimentam para frente e para trás invertendo constantemente os polos positivos e negativos.

corrente2Cristiano Bertulucci Silveira

A cc recebe este nome por ter a característica do fluxo dos elétrons e consequentemente da tensão e corrente serem unidirecional. Hoje em dia ela é a forma de energia mais comumente produzida por fontes como células solares e baterias e muito utilizada em controle de máquinas em projetos de automação na indústria.

Para compreender melhor, pode-se dizer que a potência elétrica pode ser definida como a taxa de energia consumida em uma unidade de tempo. A unidade de medida de potência é Watt e este nome foi concebido devido ao famoso cientista do século XVIII, James Watt, que foi o inventor da máquina a vapor.



Enquanto nos sistemas mecânicos, a energia é conhecida como potência mecânica e é uma combinação de forças e movimento, em sistemas elétricos, a energia elétrica é a taxa de fluxo de energia elétrica que passa por um determinado ponto em um circuito fechado. A potência em Watts é o produto da tensã...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica