Publicado em 16 jul 2019

A medição de vazão de líquidos

Redação

A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais. Ela pode ser definida como a quantidade volumétrica ou mássica de um fluido que escoa através de uma seção de tubulação ou canal por unidade de tempo. Ou ainda a quantidade em volume que escoa através de certa seção em um intervalo de tempo específico. As aplicações são muitas, desde aplicações simples, como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores: exatidão desejada para a medição; tipo de fluido a ser medido, como líquido ou gás, limpo ou sujo, etc.; as condições termodinâmicas como, por exemplo, os níveis de pressão e a temperatura nos quais o medidor deve atuar; o tipo de instalação, espaço físico disponível, diâmetro da tubulação, etc.; e o custo.

vazão2Da Redação –

A medição de vazão de fluidos sempre esteve presente no dia a dia da população, como, por exemplo, nos hidrômetro de uma residência, o marcador de uma bomba de combustível nos veículos, etc. E nesse processo de medição de vazão, o computadores de vazão são desenvolvidos para captar as vazões volumétricas e mássicas, além de mostrá-las e transmiti-las.

Em essência, sua função é monitorar as variações de vazões nas indústrias. A performance do computador é acompanhada frequentemente por meio de rotinas de diagnósticos e caso haja qualquer falha, ela é exibida na tela no equipamento.



O computador de vazão calcula os gases e os líquidos, bem como fluxo de calor para vapor, volume e massa. Mas, além de efetuar os cálculos de compensação, o que pode ser entendido também como fatores de correção, o computador de vazão também conta com funções que ultrapassam a mera medição, oferecendo rastreabilidade, acesso de escrita restrito e...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica