Publicado em 01 fev 2022

A avaliação da incerteza de medição da vazão dos fluidos

Redação

A medição da vazão de um fluido pode ser dividida em vários tipos, uma vez que cada tipo requer consideração específica de fatores como requisitos de precisão, considerações de custo e uso das informações de fluxo para obter os resultados finais necessários. Ao decidir sobre o melhor tipo de medidor para medir uma determinada vazão, a natureza do fluido a ser medido deve ser considerada. As características do fluxo também são importantes, pois, na medição de transferência de custódia, a melhor medição de fluxo é necessária, para que as duas partes nas transações sejam tratadas de forma justa. As medições de fluxo de fluido são necessárias em uma ampla gama de aplicações, como para o controle do fluxo de combustível em sistemas de gerenciamento de motores, sendo que as medições de fluxo de fluido envolvem a determinação da velocidade de fluxo, a taxa de fluxo de massa ou taxa de vazão volumétrica. A vazão é a terceira grandeza mais medida nos processos industriais e as aplicações são muitas, indo desde aplicações simples como a medição de vazão de água em estações de tratamento e residências, até medição de gases industriais e combustíveis, passando por medições mais complexas, como medições fiscais, por exemplo. A escolha correta de um determinado instrumento para medição de vazão depende de vários fatores, sendo que se pode destacar a exatidão desejada para a medição; tipo de fluido: líquido ou gás, limpo ou sujo, número de fases, condutividade elétrica, transparência, etc.; as condições termodinâmicas, como, por exemplo, os níveis de pressão e temperatura nos quais o medidor deve atuar e o espaço físico disponível; o custo, etc. Assim, a vazão pode ser determinada a partir do escoamento de um fluido através de determinada seção transversal de um conduto livre (canal, tubulação aberta ou rio) ou de um conduto forçado (tubulação com pressão positiva ou negativa). De forma simples, pode-se determinar a vazão com um cronômetro e um recipiente graduado, marcando quanto tempo se gasta para atingir um determinado volume, podendo ser medida em m³/h, l/h ou l/s. Por isso, deve-se entender os princípios gerais e os procedimentos a serem seguidos na avaliação da incerteza na medição de vazão ou quantidade de fluidos.

Da Redação – 

Na área industrial, a vazão é um parâmetro economicamente interessante e possui as mais variadas características que torna esta medição particular para cada caso, pois há variação de temperatura, de pressão, de densidade, fluidos misturados com partículas sólidas ou fluidos densos que carregam bolhas de ar durante seu escoamento. Desta forma a característica de medição da vazão se torna particular para cada tipo de fluido fazendo-se necessário usar um medidor de vazão que se adequa melhor para cada caso, com o objetivo de se diminuir os erros de medição.

A vazão pode ser medida por medidores do tipo mássico, tendo como parâmetro a relação massa/tempo, o tipo Coriolis que mede a densidade e fluxo do fluido em tempo real, em líquidos, gases e massas, tipo termal que faz uso de um anemômetro de filme ou fio quente e se mede a transferência de calor do fio para o fluido), etc. Há os medidores de vazão de placas de orifício em que, na medida e que o fluido se aproxima da placa, há um ligeiro aumento da pressão e, depois, há uma súbita queda após a passagem pelo orifício.

A pressão continua a cair até ating...

Artigo atualizado em 01/02/2022 05:56.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica