Publicado em 29 out 2019

O tempero brasileiro no compliance mundial

Redação

É interessante perceber que as iniciativas que se tem adotado no Brasil estão em conformidade com as melhores práticas globais, obviamente considerando as empresas do Brasil com programas de compliance maduros.

jefferson

Jefferson Kiyohara

Recentemente, tive a oportunidade de participar de um dos maiores eventos de ética & compliance do mundo, promovido anualmente pela Society of Corporate Compliance & Ethics, nos EUA. É um ambiente incrível com milhares de profissionais de compliance de diversas geografias, de praticamente todas as indústrias e com os mais variados níveis de experiência. Havia, por exemplo, profissionais com menos de três anos de experiência em compliance e outros com mais de 20 anos.

Oficialmente, foi anunciada a participação de 25 brasileiros. Contudo, deveria ter adicionalmente pelo menos a mesma quantidade, que mora e trabalha nos EUA, mas que não apareceram nos indicadores oficiais no primeiro número em razão do critério utilizado. Interessante perceber que temos brasileiros gerenciando globalmente e regionalmente programas de compliance de grandes empresas, atuando fora do Brasil e com o devido reconhecimento.

Vale destacar também que a comitiva brasileira demonstra movimento crescente na busca pelo conhecimento e pela troca de experiências, itens fundamentais para que as práticas adotadas no Brasil estejam em linha com o que é considerado de excelência lá fora. E temos o que compartilhar, considerando que vários brasileiros atuaram como palestra...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica