Publicado em 19 nov 2019

A segurança dos sistema de alimentação de potência ininterrupta (nobreaks)

Redação

Os nobreaks são uma combinação de conversores, chaves e armazenamento de energia por baterias, constituindo um sistema de alimentação de potência capaz de assegurar a continuidade da alimentação à carga, em caso de falha da alimentação de entrada. Uma fonte de alimentação ininterrupta (uninterruptible power systems - UPS) fornece energia de backup quando a fonte de energia normal falha ou a tensão cai para um nível inaceitável. Um nobreak permite o desligamento seguro e ordenado de um computador e equipamento conectado, sendo que o tamanho e o projeto de um nobreak determinam quanto tempo ele fornecerá energia.

nobreak2Da Redação –

As diferentes topologias dos nobreaks fornecem níveis específicos de proteção de energia em três topologias: espera, interativa por linha e conversão dupla. O modo de espera é a topologia mais básica de um nobreak. Um nobreak em espera recorre à energia de reserva da bateria no caso de problemas comuns de energia, como blecaute, queda de tensão ou sobretensão.

Quando a energia da rede elétrica de entrada cai abaixo ou sobe acima dos níveis de tensão seguros, o nobreak muda para a energia da bateria cc e depois a inverte para a energia ca para ligar o equipamento conectado. Esses modelos foram projetados para eletrônicos de consumo, computadores de nível básico, sistemas de segurança e outros equipamentos eletrônicos básicos.



Um nobreak interativo de linha incorpora uma tecnologia que permite corrigir pequenas flutuações de energia (subtensões e sobretensões) sem mudar para a bateria. Esse tipo possui um autotransformado...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica