Publicado em 17 dez 2019

Como preservar a água em edifícios

Redação

As tecnologias e as estratégias de conservação de água costumam ser os aspectos mais negligenciados de uma estratégia de um projeto de um edifício. No entanto, o planejamento para vários usos da água está se tornando cada vez mais uma alta prioridade. Isso se deve a várias razões, a saber, que os recursos hídricos novos e existentes estão se tornando cada vez mais escassos em várias regiões do país; o consumo de água per capita está aumentando anualmente; as taxas de água e esgoto aumentaram dramaticamente na última década de 100% a 400% em alguns locais; e as novas opções de abastecimento de água são muito caras ou totalmente indisponíveis - geralmente resultando em requisitos rigorosos de uso da água em novas aplicações de construção. Além disso, há um reconhecimento crescente das economias de água e energia, que podem ser obtidas através da implementação de iniciativas eficazes. Assim, deve entender os procedimentos e as diretrizes para edificações com uso residencial, comercial, institucional, de serviços e de lazer, novas e existentes, que optarem pela conservação de água, na combinação de alternativas de ações, no todo ou em partes, para a gestão da demanda e para a gestão da oferta, conforme viabilidade técnica e econômica caso a caso.

editorial2

Existem várias estratégias que podem ser empregadas para reduzir a quantidade de água consumida em uma instalação. Em termos gerais, esses métodos incluem a otimização do sistema (ou seja, projeto eficiente de sistemas de água, detecção e reparo de vazamentos); as medidas de conservação de água; e os sistemas de reutilização/reciclagem de água.
Mais especificamente, uma ampla gama de tecnologias e medidas pode ser empregada dentro de cada uma dessas estratégias para economizar água e o consumo de energia associado. Por exemplo, as torneiras eficientes em termos de água (sanitários e mictórios de fluxo ultra baixo, mictórios sem água, pias de baixo fluxo e com sensor, chuveiros de baixo fluxo e máquinas de lavar e lavar louça com eficiência de água); as medidas de irrigação e paisagismo (sistemas de irrigação eficientes em termos de água, sistemas de controle de irrigação, aspersores de baixo fluxo, práticas de agendamento eficientes em termos de água); as medidas de reciclagem ou reutilização de água (sistemas de reciclagem de água e processos cinzentos); e os métodos para reduzir o uso de água em sistemas de climatização.
 

Embora não s...

Artigo atualizado em 21/01/2021 08:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica