Publicado em 18 fev 2020

Humildade, pois você não é o centro do mundo

Redação

Muitas religiões louvam o valor da humildade — mas imaginam ser a coisa mais importante do universo. Misturam chamados para uma humildade pessoal com uma flagrante arrogância coletiva. Humanos de todos os credos fariam bem em levar esse valor mais a sério.

yuval

Yuval Noah Harari

A maioria das pessoas está propensa a acreditar que é o centro do mundo, e que sua cultura é o sustentáculo da história humana. Muitos gregos acreditam que a história começou com Homero, Sófocles e Platão, e que todas as ideias e invenções importantes nasceram em Atenas, Esparta, Alexandria e Constantinopla.



Nacionalistas chineses replicam que a história começou realmente com o Imperador Amarelo e as dinastias Xia e Shang, e as realizações de ocidentais, muçulmanos ou indianos não são mais que uma pálida cópia das inovações originais chinesas. Nativistas hindus ignoram essas bazófias chinesas e alegam que até mesmo os aviões e as bombas nucleares foram inventados por antigos sábios no continente indiano muito antes de Confúcio e Platão, quanto mais de Einstein e dos irmãos Wright.

Você sabia, por exemplo, que foi o Maharishi Bhardwaj quem inventou foguetes e aviões, que Vishwamitra não só inventou como usou m...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:29.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica