Publicado em 07 Apr 2020

A Qualidade das fechaduras de embutir

Redação

Pode-se definir fechaduras especiais como as fabricadas para usos e aplicações específicas, como, por exemplo, fechaduras para hotéis, fechaduras navais, fechaduras de cadeia, fechaduras hospitalares, etc. O conjunto fechadura de embutir é constituído pela fechadura propriamente dita, contratesta, guarnição e respectivos parafusos de fixação e o conjunto fechadura de embutir de perfil estreito conjunto fechadura de embutir cuja distância de broca é inferior a 30 mm. A pedido do comprador, as fechaduras de embutir de perfil estreito podem ser fornecidas sem os parafusos de fixação e/ou contratesta. Ou seja, as fechaduras de embutir contam com o seu maquinário embutido (dentro) na porta, realizando o fechamento na parte interna do batente. São as mais utilizadas em portas de madeira e aço, substituindo as fechaduras convencionais, que também são de embutir. Em seu processo de conformidade, devem ser realizados ensaios a serem executados nas fechaduras de embutir, simulando, por meio de ensaios mecânicos, uma utilização prolongada da fechadura, para verificação da durabilidade dos componentes e os esforços a que podem ser submetidas em uma tentativa de arrombamento.

As fechaduras são os mecanismos instalados nas portas, portões e janelas para permitir o funcionamento de acordo com a sua finalidade. Em geral podem ser classificadas em de embutir com cilindro, em que o mecanismo da abertura e fechamento da lingueta comandada pela chave é removível, sendo mais utilizadas em folhas de portas que dão comunicação com a parte externa das edificações;  de embutir tipo gorges que é a mais antiga fechadura do mercado, em que o mecanismo que aciona a lingueta da chave é parte integrante do corpo da fechadura; de embutir tipo de correr que é a utilizada em folhas de porta de correr, onde a lingueta da chave tem forma de gancho (bico de papagaio); de sobrepor que é a instalada na face interna da folha; e de acionamento elétrico em que as mais comuns são as que, por acionamento elétrico, liberam a lingueta pelo deslocamento da chapa da contratesta.

Existem, no entanto, no mercado da construção civil, inúmeros tipos de fechaduras com acionamento elétrico, como porteiros eletrônicos, chaves de tempo, com cartões magnéticos controladas por central informatizada, etc. Para a sua qualidade e conformidade os fabricantes devem obedecer aos requisitos mínimos para fabricação, classificação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento superficial. Serão obrigados a imprimir nas embalagens a classificação do produto em relação ao tipo de porta da edificação, considerando aspectos como tráfego de pessoas pelo local e resistência a cor...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica