Publicado em 14 Jul 2020

A durabilidade de rodas e aros desmontáveis de caminhões

Redação

Os caminhões possuem uma cabine onde o motorista e seu acompanhante viajam e um grande chassi equipado com algum tipo de estrutura para o transporte da carga. Muitas vezes, no eixo traseiro, eles têm conjuntos duplos de rodas. Existem vários tipos de caminhões, cujas características variam de acordo com sua carga. Os caminhões mais simples têm um tipo de caixa onde são armazenados os objetos transportados. Outros têm uma caixa refrigerada especialmente projetada para o transporte de mercadorias que exigem frio, como carne e outros alimentos. Em geral, os caminhões funcionam com um motor de combustão interna, alimentado por gasolina ou outro combustível. No entanto, também existem caminhões elétricos: seus motores, que não geram poluição, têm a capacidade de converter energia elétrica em energia mecânica. Existem os métodos e critérios de aprovação para os ensaios de fadiga rotativa/estacionária sob carga de flexão, fadiga sob carga radial (ou compressão), fadiga sob carga biaxial e resistência do revestimento superficial, para verificação da durabilidade de rodas e aros desmontáveis de aço e de rodas de liga de alumínio, de uso em caminhões pesados e leves, ônibus, micro-ônibus, seus rebocados e similares.

Da Redação – 

Antes de falar das rodas, deve-se citar o eixo do caminhão que é o componente onde são instalados os pares de rodas do caminhão. E, claro, o eixo liga as rodas dos lados do caminhão. Em veículos com sistemas de eixos duplos ou triplos, um eixo conecta as rodas dos dois lados e a suspensão do caminhão é responsável pelo suporte para os pneus. eixo simples, estamos nos referindo ao componente de apenas uma conexão entre as rodas. Nas extremidades de um eixo simples, pode-se encontrar duas ou quatro rodas.

Ao se referir aos eixos tandem de rodas duplas, fala-se de uma composição de dois ou mais eixos consecutivos. Esses eixos têm centros não mais distantes do que 1 m e menos do que 2 m, ligados a um dispositivo de suspensão – chamado de balancim – responsável por distribuir a carga entre os eixos. O eixo tandem pode ser duplo, somando oito pneus.

O eixo duplo especial é também conhecido como tribus. Esse modelo é formado por dois eixos: um conjunto com quatro rodas e outro com duas, totalizando seis rodas. Existem configurações básicas e classes para cada veículo e isso se aplica ao agrupamento de eixos de caminhão. A definição de rodagem: a quantidade de pneumáticos por eixo. A rodagem de um caminhão pode ser simples ou dupla: simples: o eixo tem apenas um par de rodas; dupla: são dois pares de rodas em cada eixo.

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