Publicado em 20 mai 2025

O bonde é um modelo de transporte sustentável

Redação

Eles existem há mais de 200 anos e, embora tenham caído em desuso para dar lugar aos ônibus e aos carros, os bondes parecem estar voltando em muitas cidades ao redor do mundo. Livres de emissões e energeticamente eficientes, eles são um recurso valioso para ajudar a atingir as metas climáticas.

Clare Naden – 

Eles surgiram e desapareceram ao longo dos séculos, mas o humilde bonde sempre foi uma das formas mais limpas e eficientes de transporte público desde que surgiu nas ruas da cidade, puxado por cavalos, no início do século XIX. No final do século XIX, os cavalos desapareceram e foram substituídos pela energia elétrica, mas quase desapareceram na década de 1950, quando cidades deram prioridade a ônibus e carros.

Muitas cidades os abandonaram completamente. Não demorou muito, porém, para que os efeitos da poluição e do congestionamento se fizessem sentir e, no final do século XX, muitos países, especialmente na Europa, testemunharam um ressurgimento dos sistemas de bondes, que perdura até hoje.

Uma solução sustentável

Hoje em dia, os bondes são vistos como uma forma confiável, segura, eficiente e sustentável de transporte público, afirma Alexander Kupfer, presidente do Comitê de Sistemas para Transporte Eletrificado Sustentável (SyC SET) da IEC. "Eles não poluem e podem transportar mais pessoas do que os ônibus", explica. "Também costumam ser mais rápidos, pois estão fora do siste...

Artigo atualizado em 15/05/2025 11:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica