A importância da logística integrada e as inovações do setor
Redação
Os processos de integração das atividades e de melhoria contínua em transporte de cargas, que envolvem um controle mais ativo de operações, equipamentos e equipe, acabam refletindo na qualidade do serviço (diminuição de erros, de gargalos e de falhas) e, consequentemente, impactando na redução de custos e no preço final do contratante. Além disso, a comunicação entre as diversas áreas envolvidas é facilitada, o que viabiliza que os ajustes sejam internalizados não apenas pelo setor, mas por toda a empresa, antecipando os reflexos nas diferentes etapas.
Mayr Camazano –
Em um cenário repleto de desafios e transformações globais e locais, as empresas precisam ser cada vez mais competitivas e inovadoras. Nesse contexto, a logística exerce um papel fundamental, já que é um importante instrumento de diferenciação e de eficiência na movimentação e armazenagem de materiais. A logística tornou-se uma parte integrante e crescente da economia global, pois suas aplicações possibilitam que as empresas marquem sua presença no mercado.
Segundo dados da consultoria de finanças Benchmark International, apenas a logística de movimentação, excluindo frete internacional, atingirá a marca de US$ 6,55 trilhões até 2027, com um crescimento médio anual de 4,7%. Pensando em eficiência, ao definir como será executada a operação, é importante levar em consideração a escolha de um fornecedor que possa fazer a logística integrada.
Esse modelo com um único fornecedor para fazer a gestão e para executar as diferentes operações logísticas possibilita melhor visibilidade de toda cadeia de serviços. Essa visão sistêmica permite identificar melhor os pontos passíveis de melhoria no processo de fo...