Publicado em 08 ago 2023

A importância da logística integrada e as inovações do setor

Redação

Os processos de integração das atividades e de melhoria contínua em transporte de cargas, que envolvem um controle mais ativo de operações, equipamentos e equipe, acabam refletindo na qualidade do serviço (diminuição de erros, de gargalos e de falhas) e, consequentemente, impactando na redução de custos e no preço final do contratante. Além disso, a comunicação entre as diversas áreas envolvidas é facilitada, o que viabiliza que os ajustes sejam internalizados não apenas pelo setor, mas por toda a empresa, antecipando os reflexos nas diferentes etapas.

Mayr Camazano – 

Em um cenário repleto de desafios e transformações globais e locais, as empresas precisam ser cada vez mais competitivas e inovadoras. Nesse contexto, a logística exerce um papel fundamental, já que é um importante instrumento de diferenciação e de eficiência na movimentação e armazenagem de materiais. A logística tornou-se uma parte integrante e crescente da economia global, pois suas aplicações possibilitam que as empresas marquem sua presença no mercado.

Segundo dados da consultoria de finanças Benchmark International, apenas a logística de movimentação, excluindo frete internacional, atingirá a marca de US$ 6,55 trilhões até 2027, com um crescimento médio anual de 4,7%. Pensando em eficiência, ao definir como será executada a operação, é importante levar em consideração a escolha de um fornecedor que possa fazer a logística integrada.

Esse modelo com um único fornecedor para fazer a gestão e para executar as diferentes operações logísticas possibilita melhor visibilidade de toda cadeia de serviços. Essa visão sistêmica permite identificar melhor os pontos passíveis de melhoria no processo de fo...

Artigo atualizado em 08/08/2023 04:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica