Publicado em 08 dez 2020

A conformidade dos dispositivos para a detecção de falhas por arcos

Redação

Deve-se ressaltar que a produção do arco elétrico é uma descarga luminosa de eletricidade através de um meio isolante, geralmente acompanhada de uma volatilidade parcial dos eletrodos. Um meio-ciclo de corrente senoidal completa não é considerado um meio-ciclo da produção do arco elétrico. Um dispositivo para a detecção de arcos (AFDD) destina-se a atenuar os efeitos das falhas por arco desconectando o circuito, quando a falha por arco for detectada e um módulo para a detecção de arcos módulo (AFD) é parte do AFDD que assegura a detecção e a discriminação das falhas por arco à terra perigosas em série e em paralelo, bem como o disparo do dispositivo que interrompe a corrente do AFDD. A interrupção da corrente pode ser provida por meio de um sistema de abertura, de um dispositivo de proteção integrado com um módulo de AFD ou de um dispositivo de proteção montado em um módulo de AFD. Para a conexão dos condutores de alumínio, os AFDD devem ser equipados com bornes com parafuso que permitam a conexão de condutores. Os bornes para a conexão dos condutores de alumínio e os bornes de alumínio para a conexão de condutores de cobre ou de alumínio devem ter uma resistência mecânica suficiente para suportar os ensaios definidos nessa norma, com os condutores de ensaio apertados com o torque indicado na norma ou com o torque especificado pelo fabricante. Deve-se entender os parâmetros dos dispositivos para a detecção de falhas por arcos (AFDD), utilizados para fins domésticos e análogos em circuitos de corrente alternada (CA), para as tensões nominais não superiores a 440 V ca, com frequências nominais de 50 Hz, 60 Hz ou 50/60 Hz e correntes nominais não superiores a 63 A. Nos Estados Unidos, os interruptores de circuito de falha por arco (AFCI) são considerados semelhantes aos AFDD que são projetados pelo fabricante como um dispositivo único munido de um sistema de abertura capaz de abrir o circuito protegido em condições especificadas; ou — como um dispositivo único munido de um dispositivo de proteção; ou como uma unidade separada, montado no local com um dispositivo de proteção especificado.

Da Redação – 

Normalmente, os AFDD são encaixados em painéis elétricos, ao lado de outros equipamentos de proteção. Quando uma falha for detectada, o dispositivo isola imediatamente o circuito, impedindo a ignição de materiais inflamáveis. Um AFDD detecta a aparência de arcos elétricos responsáveis pelo início dos incêndios. Eles são extremamente sensíveis, projetados para perceber e responder apenas a arcos potencialmente perigosos.

Além disso, os arcos internos em conjuntos de manobra de média e baixa tensão podem significar eventos catastróficos, com vítimas fatais, destruição completa do equipamento, e longas interrupções de serviço na indústria. Com a tecnologia adequada e procedimentos de prevenção e proteção, os efeitos térmicos e dinâmicos do arco podem ser mitigados. A produção de arcos e faiscamentos caracteriza-se por uma corrente elétrica que se estabelece em um meio dielétrico pela ionização das moléculas que o compõe.

Este acidente pode ocorrer pela abertura indevida de contatos sob carga, por contatos intermitentes em circuitos indutivos e capacitivos, entre pontos de uma instalação elétrica sob pote...

Artigo atualizado em 08/12/2020 05:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica