Publicado em 19 Jan 2021

A transformação digital nas indústrias de alimentos

Redação

O setor de alimentos e bebidas está lutando para sobreviver às interrupções sem precedentes, já que está sentindo a pressão de novos concorrentes digitais que alavancam a empresa digital para se aproximar dos clientes e lançar rapidamente produtos novos e inovadores com altos níveis de qualidade e produtividade. A solução é adotar a digitalização em todo o processo. Nos dois textos abaixo, os autores tratam dessas questões. Para um deles, essa transformação digital, conhecida por muitos no Brasil como Indústria 4.0, possibilita, por exemplo, a manutenção remota de uma máquina, ou então o rastreamento das etapas de produção, desde a origem da matéria prima até o envio do produto para o varejo, identificando e melhorando cada uma delas. Tudo isso ajuda a aumentar a capacidade de produção, garantir a qualidade do produto e reduzir custos com energia, isso proporciona a expansão dos horizontes comerciais, além de diminuir os impactos ambientais. O outro autor estima que nas próximas décadas, com o crescimento da população, será necessário um aumento de 70% na produção de alimentos e bebidas. Pensando nesse desafio, ele destaca os benefícios do investimento em tecnologia e digitalização para aumentar a segurança do alimento e reduzir o nível de desperdício na indústria.

O impacto da transformação digital no setor de alimentos e bebidas

Bruno Sacute Iório – 

Globalmente, o setor de alimentos e bebidas é essencial para a vida das pessoas, assim como para a economia dos países. No Brasil, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia), o setor faturou quase R$ 700 bilhões em 2019, equivalente a 9,7% do PIB nacional, além de ter sido 6,7% superior ao registrado em 2018. Tudo isso, através de mais de 37 mil indústrias que empregam direta e formalmente mais de um milhão e meio de pessoas.

Tais números expressivos foram atingidos graças à um forte processo de industrialização ocorrido nas décadas de 80 e 90 e que, mais recentemente, vem sofrendo uma grande transformação através de processos de digitalização e automação industrial que impactam diretamente na capacidade e qualidade de produção e distribuição dos produtos.

Essa transformação digital, conhecida por muitos no Brasil como indústria 4.0, po...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica