Publicado em 19 jan 2021

Como barrar incidentes e apoiar a nova realidade da segurança da informação?

Redação

Saiba como conter os ciberataques, que se tornaram frequentes principalmente neste momento em que as redes das organizações passaram a ser acessadas de forma ampliada. Após o crescimento volume de incidentes de invasões em função da redução nos esforços por conta da crise e o aumento de acesso remoto às redes das empresas, novas abordagens integrativas e multidisciplinares devem servir de apoio às empresas. Uma dessas abordagens, já testada e utilizada com sucesso em diversas organizações, é o virtual CISO, uma estrutura projetada para oferecer auxílio, gerenciamento e fornecimento contínuos de serviços de segurança da informação para amparar as iniciativas e os projetos de TI. O modelo reúne um time de especialistas em cybersecurity para prestar um serviço gerenciado, cujo objetivo principal é fortalecer a capacidade defensiva em segurança cibernética.

Helder Assis – 

Nos últimos meses, todos estão enfrentando uma nova realidade, que trouxe necessidades de adaptações em diversas esferas. Quando pensamos no âmbito empresarial, um dos domínios mais impactados certamente foi a segurança da informação. Subitamente, empresas que ainda não tinham o home office como prática de trabalho precisaram prover soluções de trabalho remoto a seus funcionários.

Em muitos casos, houve a necessidade de utilização de dispositivos pessoais (BYOD, do inglês bring your own device), assim como foi preciso customizar acessos, implantar novas ferramentas, reforçar elementos de segurança e até revisar políticas existentes ou criar excepcionalidades às mesmas. Isso tudo em um momento em que o volume de ataques cibernéticos aumentou consideravelmente, catapultado por tentativas de fraudes com temáticas relacionadas ao vírus ou a políticas governamentais derivadas do momento pandêmico.

Segundo o levantamento do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento a Inc...

Artigo atualizado em 19/01/2021 09:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica