Publicado em 23 mar 2021

A importância de um projeto de rede óptica

Redação

A expansão da infraestrutura óptica exige planejamento e etapas que muitas vezes são ignoradas. Contudo, as grandes operadoras já estão calejadas e sabem muito bem como projetar e construir suas redes. Cabe então ao pequeno provedor aprender isto, ainda que seja na base do suor e lágrimas. As redes devem ser construídas a prova de futuro e convergência de serviços, para que seja possível atender as demandas futuras como, por exemplo, aumento de clientes, ou de velocidade, ou ainda de novas tecnologias. Ou seja, se antecipar na infraestrutura para atender sem que ocorra a necessidade de alterações significativas posteriores na rede construída. Para que isto seja possível, é necessário o planejamento prévio de atendimento, em que três itens são fundamentais: área de cobertura, construção e operação da rede óptica. Alguns deles, por sua vez, podem ainda ser subdivididos.

Marco Paulo Gianneti – 

Diz o ditado popular que água mole em pedra dura, tanto bate até que fura, porém algumas pessoas insistem em não seguir as sábias palavras. Digo isso neste momento atual em que as telecomunicações, principalmente as fibras ópticas, tiveram um crescimento exponencial com a pandemia, isso não quer dizer um crescimento organizado.

Muitas redes de fibras ópticas cresceram, mas sem planejamento algum. Simplesmente foram construídas no intuito de atender a demanda imediata. Isso, por sua vez, acaba gerando custos adicionais a médio e longo prazo, o que pode até mesmo inviabilizar a operação do provedor de internet (ISP), pois em uma expansão existe a necessidade de construir uma nova rede sobreposta a atual.

As grandes operadoras já estão calejadas e sabem muito bem como projetar e construir suas redes. Cabe então ao pequeno provedor aprender isto, ainda que seja na base do suor e lágrimas.

As redes devem ser construídas pensando no futuro e convergência de serviços, para que seja possível atender as demandas futuras como, por exemplo, aumento de clientes, ou de velocidade, ou ainda de novas...

Artigo atualizado em 23/03/2021 11:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica