Publicado em 23 mar 2021

A importância de se definir os objetivos da empresa

Redação

Em certo sentido, determinar objetivos significa um misto de otimismo com realismo. Isso não é um tipo de otimismo utópico que leve a construção de objetivos inatingíveis e nem tão pouco o realismo simplista que leve a determinação de objetivos triviais, ou seja, que não dependam de um esforço para o crescimento. Portanto, os objetivos devem ser construídos em um parâmetro dentro das capacidades da organização e que ao mesmo tempo conduzam ao aprimoramento e ao crescimento, que seja de fato realizável e ao mesmo tempo desafiador.

Edson Barbero – 

Determinar os objetivos está entre as atividades mais cruciais para o desenvolvimento de uma empresa e para o trabalho de um gestor, seja ele em nível estratégico, tático ou operacional. Tomemos como alegoria a passagem de Lewis Carrol em Alice no País das Maravilhas, quando a protagonista pergunta ao gato para onde ela deve ir e o gato então questiona sobre qual é o objetivo da menina. Diante da ignorância de Alice frente a tal pergunta, o gato lhe diz que sem um objetivo, qualquer caminho lhe serviria.

A passagem da literatura universal que eu cito é ilustrativa ao dizer que pessoas precisam para trabalhar bem, com eficiência e eficácia, ter clareza de qual é o proposito a seguir e para onde vão, afinal de contas. O fato, já comprovado cientificamente em inúmeros estudos, indica que os seres humanos trabalham melhor quando têm projetos e clareza de que caminho seguir.

Assim, as atividades cotidianas passam a fazer sentido: estou fazendo este trabalho para que esta deter...

Artigo atualizado em 23/03/2021 11:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica