Publicado em 23 mar 2021

Como reduzir os custos utilizando a eficiência energética

Redação

Existem metodologias ágeis, como a Lean, aliada no alcance de melhores resultados, pois visa avaliar os processos com o objetivo de eliminar desperdícios em toda a cadeia produtiva, entendendo que os recursos são limitados e finitos e, portanto, a produção deve ser feita com máxima economia de recursos, flexibilidade e qualidade, priorizando seu valor para o cliente. Por meio de um time interno ou terceirizado capacitado para analisar, desenhar processos e sugerir soluções, as indústrias podem trabalhar sua eficiência energética através da automação de processos e melhoria no desempenho dos equipamentos, que podem ser acessadas com tecnologias digitais, como internet das coisas e inteligência artificial, reconhecidas como fortes aliadas neste processo.

Alexandre Sartori – 

Muito tem se falado em environmental, social and governance (ESG) e o termo virou alvo das companhias que estão de olho em investimentos. Ao mesmo tempo, qualquer operação tem como objetivo reduzir ao máximo seus custos para ser lucrativa.

Pensando nesses dois pontos, a eficiência energética pode atender a esses objetivos de preservação do meio ambiente e de contenção de gastos. Como? Usando a energia de modo racional e eficaz.

Trata-se da premissa de fazer mais com menos, ou seja, gerar uma mesma quantidade de energia, utilizando menos recursos naturais, um fator que também é determinante para a garantia de redução de emissão de gases, responsáveis por potencializar o efeito estufa. Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco), para obter resultados nesta modalidade, existem algumas ações que precisam ser tomadas, como aperfeiçoar os processos de produção e modernizar os equipamentos que compõem um sistema energético.

Para apostar na redução do consumo energético, é preciso adotar algumas medidas. Por exemplo, utilizar iluminação por lâmpada...

Artigo atualizado em 23/03/2021 10:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica