Publicado em 08 mar 2022

As novas esperanças são a energia eólica e a solar

Redação

A energia solar e a eólica são fontes de energia renováveis, limpas e sustentáveis. A energia solar fotovoltaica utiliza o sol para produzir energia elétrica, enquanto a energia eólica produz energia com a força do vento movimentando grandes turbinas. A eólica é a energia cinética derivada da força dos ventos, que pode ser utilizada para várias finalidades, incluindo a produção de eletricidade a partir de aerogeradores. Na eólica, os ventos são os responsáveis por movimentar as hélices das turbinas eólicas e gerar a força mecânica que, depois, será convertida em energia elétrica por meio de um gerador. Ao se comparar a energia solar e eólica, a solar fotovoltaica, é uma tecnologia renovável que mais cresce no setor elétrico mundial e a maior concorrente dos aerogeradores. Os painéis fotovoltaicos captam a abundante luz do sol e a convertem diretamente em energia elétrica. Em seguida, a energia passa pelo inversor solar para ser adaptada ao padrão elétrico da rede e, depois, já pode ser utilizada para atender a casas, empresas e quaisquer outros estabelecimentos. Ao contrário das turbinas eólicas, que são mais utilizadas em projetos centralizados, os painéis de energia solar também se espalham muito pelo Brasil em instalações de micros e minigeradores de geração distribuída.

Vivaldo José Breternitz – 

A prestigiadíssima revista científica Nature Communications publicou os resultados de um estudo que concluiu ser possível atender 85% das necessidades de eletricidade dos Estados Unidos utilizando energia eólica e solar. Melhorias em sistemas de armazenagem poderiam aumentar esse número.

O estudo foi desenvolvido por cientistas da University of California, da China’s Tsinghua University, do Carnegie Institution for Science e do Caltech, que analisaram os dados sobre demanda de energia hora a hora, de 42 países por um período de 39 anos - uma aplicação clássica de big data/analytics. Além dos 85% observados para os Estados Unidos, o estudo permitiu observar que nos demais países, esse número oscila entre 72% e 91%, sem levar em conta eventuais melhorias nos sistemas de armazenamento, que se tivessem capacidade para armazenar 12 horas de consumo, elevariam esses números para 83% e 94%.

Mas há aspectos geográficos a considerar: se para os países próximos à linha do Equador, como o Brasil, seria mais fácil mudar totalmente para fontes de energia sustentáveis, de vez que dispõem de sol por per...

Artigo atualizado em 08/03/2022 02:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica