Publicado em 18 May 2021

Máquinas de movimentação de solo: a remanufatura e a avaliação das usadas

Redação

Os equipamentos pesados são essenciais para trabalhos no setor da construção de quase todos os tamanhos, desde a construção de casas até projetos civis e comerciais de grande escala. Os equipamentos de terraplenagem abrangem uma ampla gama de máquinas que podem escavar e nivelar solo e rocha, junto com outros trabalhos. Os movimentadores de terra e outros equipamentos pesados ajudam a acelerar não apenas o trabalho de terraplenagem, mas também o manuseio de materiais, a demolição e a construção. Muitos tipos de equipamentos de construção pesada são projetados para várias funções, tornando-os indispensáveis nos canteiros de obras. A terraplanagem é caracterizada por um conjunto de operações para remoção e/ou colocação de terra para nivelar um terreno, preparando-o para receber as fundações de uma construção de acordo com dado projeto. Ou seja, é o primeiro passo para começar qualquer construção. Para preparar o solo e fazer a movimentação de grandes porções de terra, muitas diferentes máquinas de terraplanagem podem ser empregadas. O processo de terraplanagem é composto por diferentes etapas: escavação, aterramento e compactação do solo. Para as etapas de escavação e aterramento, as máquinas de terraplanagem mais utilizadas são: escavadeira hidráulica, minicarregadeira e miniescavadeira, e pá carregadeira. Deve-se entender os requisitos e informações aplicáveis para avaliar as máquinas de movimentação de solo usadas, além dos parâmetros para identificação e rotulagem, processos aplicáveis e informações relevantes para os componentes remanufaturados de máquinas de movimentação de solo.

Da Redação – 

Os serviços de terraplenagem em uma obra é parte fundamental no sucesso de um empreendimento. Para garantir uma eficiente obra de terraplenagem é necessário, além do acompanhamento de um profissional qualificado, a boa escolha de equipamentos e máquinas para cada etapa específica, bem como o cálculo de rendimento para melhor dimensionamento da patrulha da obra, para assim se alcançar a produtividade esperada.

Pode-se analisar as funções e aplicações das máquinas e equipamentos de terraplenagem, bem como demonstrar o cálculo de rendimento das máquinas operatrizes para auxiliar no dimensionamento da operação e a determinação dos custos de uma obra de movimentação de terra. No cenário atual, a busca por máquinas e equipamentos cada vez mais eficientes, com custo-benefício elevado e que tenham menor impacto ao meio ambiente tem crescido velozmente.

Com isso, novas tecnologias surgem a todo o momento, remodelando máquinas e equipamentos já existentes, inserindo modelos computacionais que permitem o controle em tempo real, grandes investimentos na redução do consumo de combustíveis e na emissão de gases pol...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica