Publicado em 15 Jun 2021

A amostragem e as especificações dos agregados para concreto

Redação

Agregado é um termo para qualquer material particulado, incluindo cascalho, brita, areia, escória, concreto reciclado e agregados geossintéticos. Ele pode ser natural, fabricado ou reciclado. Eles constituem cerca de 60 a 80% da mistura de concreto e fornecem a resistência à compressão e volume ao concreto. Os agregados em qualquer mistura particular de concreto são selecionados por sua durabilidade, resistência, trabalhabilidade e capacidade de receber acabamentos. Para uma boa mistura de concreto, os agregados precisam ser partículas limpas, duras e fortes, livres de produtos químicos absorvidos ou revestimentos de argila e outros materiais finos que podem causar a deterioração do concreto. Os agregados são divididos em categorias: grosseiras ou finas. Os grossos são partículas maiores que 4,75 mm. A faixa usual utilizada é entre 9,5 mm e 37,5 mm de diâmetro. Já os finos são geralmente areia ou pedra britada com menos de 9,55 mm de diâmetro. Normalmente, o tamanho mais comum de agregado usado na construção é 20 mm. Um tamanho maior, 40 mm, é mais comum em concreto de massa. Os diâmetros maiores de agregados reduzem a quantidade de cimento e água necessária. Por isso, é fundamental entender os requisitos exigíveis para recepção e produção dos agregados miúdos e graúdos destinados à produção de concretos de cimento Portland, além dos procedimentos para a amostragem, desde a sua coleta e redução até o armazenamento e transporte das amostras representativas.

Os agregados são geralmente considerados como enchimento inerte dentro de uma mistura de concreto. Mas, um olhar mais atento revela o papel principal e a influência que o agregado desempenha nas propriedades do concreto fresco e endurecido. Mudanças na gradação, tamanho máximo, peso unitário e teor de umidade podem alterar o caráter e o desempenho de sua mistura de concreto.

A economia é outra razão para uma seleção de agregados cuidadosa. Muitas vezes, pode-se economizar dinheiro selecionando o tamanho agregado máximo permitido. O uso de agregado grosso maior normalmente reduz o custo de uma mistura de concreto, reduzindo as necessidades de cimento, o ingrediente mais caro. Menos cimento (dentro de limites razoáveis para durabilidade) significará menos água se a relação água-cimento for mantida constante. Um menor teor de água reduzirá o potencial de encolhimento e rachaduras associadas à mudança de volume contido.

Os agregados compreendem tanto quanto 60% a 80% de uma mistura típica de concreto, então eles devem ser selecionados adequadamente para serem duráveis, misturados para eficiência ideal e controlados adequadamente para produzi...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica