Publicado em 26 abr 2022

A Qualidade dos sistemas inteligentes de transporte (ITS)

Redação

Os ITS (intelligent transportation systems) variam em sua implementação por causa da organização dentro de uma região geográfica específica ou de acordo com a percepção de qualquer participante. Isto é independente de quaisquer serviços e grupos de serviços de implementação específicos que são providos em áreas de aplicação de diferentes funcionalidades (embora muitas vezes interrelacionadas). Estas áreas de aplicação são o nível mais alto de abstração em uma arquitetura de ITS e são chamadas de domínios de serviço. Os serviços de ITS não representam a tecnologia ou a funcionalidade de um sistema de ITS incluída em quaisquer aplicações de ITS. Os exemplos de domínios de serviço de ITS incluem o gerenciamento de tráfego, informações ao viajante, gerenciamento carga e frota, etc. Dessa forma, a categorização das atividades de ITS é uma das primeiras etapas na definição do universo das atividades suportadas pela arquitetura de referência. Ela serve para delinear diferentes setores da indústria de ITS. Por exemplo, o grupo de serviço de Transporte compartilhado e responsivo de demanda abrange a provisão de serviços de transporte sob demanda para viajantes individuais. Isto proverá os serviços de transporte responsivo de demanda ao usuário, permitindo aos operadores de transporte enviar e programar veículos. Normalmente, os viajantes podem solicitar os serviços especificando o destino e quaisquer necessidades especiais, tais como o transporte de carrinhos de bebê, elevadores para cadeira de rodas ou outros serviços especiais para pessoas deficientes. Os veículos que abrangem um corredor ou área são então enviados ao viajante por um sistema de envio. A frota de transporte público implantado neste grupo de serviço pode incluir ônibus, vans e táxis. Este grupo de serviço trata das necessidades dos passageiros, provendo uma alternativa viável de transporte compartilhado ao automóvel particular de única ocupação, e também trata das necessidades de grupos específicos, tais como idosos e pessoas deficientes. Os exemplos de serviços incluem o envio de frota de transporte semipúblico (ou paratrânsito); e o transporte compartilhado dinâmico. Por isso, os profissionais de logística necessitam entender a definição e a descrição dos serviços primários e áreas de aplicação que podem ser providos aos usuários dos ITS. Aqueles com uma finalidade comum podem ser coletados juntos em domínios de serviço de ITS, e dentro destes pode haver um número de grupos de serviço de ITS de partes específicas do domínio.

Da Redação – 

As tecnologias de ITS incluem as sem fio, eletrônicas e automatizadas de última geração. Coletivamente, essas tecnologias têm o potencial de integrar veículos (trânsito, caminhões e veículos pessoais), usuários do sistema e infraestrutura (estradas e trânsito). As tecnologias automatizadas e em veículos incluem a ancoragem de precisão para ônibus, guias automatizadas e sistemas de prevenção de colisões.

Muitas tecnologias de ITS podem ajudar a otimizar viagens (orientação de rota), diminuir quilômetros percorridos desnecessários, aumentar o uso de outros modos, reduzir o tempo gasto em congestionamentos, reduzir a dependência de petróleo estrangeiro e melhorar a qualidade do ar. Além disso, quando as tecnologias ITS são aplicadas ao gerenciamento de sistemas (trânsito e rodovias) e projeto de veículos, podem reduzir o consumo de combustível por facilitando o planejamento e o tempo ideais de rotas; suavização de acelerações/desacelerações e condução de pára-arranca; redução do congestionamento; viabilizar as estratégias de gestão de preços e demanda; aumentar a atratividade do uso do modo de transporte públi...

Artigo atualizado em 26/04/2022 06:48.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica