Publicado em 06 Jul 2021

As especificações comerciais das pavimentadoras de concreto

Redação

Um pavimento de concreto é uma estrutura sujeita a ações mecânicas — ligadas às cargas — e ambientais — fruto das variações de temperatura e de umidade do meio — que podem ser de grande severidade, exigindo-lhe elevadas resistências à tração na flexão e à compressão simples, de modo a lhe dar a necessária e imprescindível durabilidade. Além disso, o pavimento de concreto tem proporção entre área e volume muito grande e condições peculiares de concretagem, o que requer geralmente um tipo de concreto duro, de consistência seca, mas com uma certa trabalhabilidade mínima que lhe permita, em função do tipo de equipamento empregado, resultar homogêneo, denso e de grande impermeabilidade. Por essas condicionantes, o concreto empregado em pavimentos deve ser dosado exclusivamente por método experimental, sempre considerando como básicos os requisitos: alta resistência mecânica; baixa relação água/cimento; consumo mínimo unitário de cimento; limitação da dimensão máxima característica do agregado; consistência seca; e trabalhabilidade. É muito usual o emprego de correlações entre as resistências à tração na flexão e à compressão simples do concreto, pelas dificuldades contidas no ensaio de tração na flexão — dispositivos particulares de ensaio, moldagem complicada e manuseio difícil dos corpos-de-prova, dispersão acentuada dos resultados — e pelo fato de serem os métodos comuns de dosagem do concreto fundamentados exclusivamente no ensaio de compressão simples. Deve-se ter em mente, contudo, que qualquer correlação matemática entre as resistências, de base experimental ou não, carece de abrangência universal, dependendo fortemente tanto das características dos constituintes quanto da composição do concreto; não se pode, por isso, aplicá-las indiscriminadamente a qualquer caso, a não ser que a experiência local e o porte da obra o permitam. Deve-se compreender as definições, terminologia e o conteúdo da literatura de especificações comerciais de máquinas móveis, automáticas, usadas para colocação e acabamento de concreto de cimento, comumente chamadas pavimentadoras de concreto, as quais moldam concreto na condição plástica.

Da Redação – 

Para a correta construção de pavimentos em concreto, é recomendada a utilização de máquinas específicas que garantem a rápida e a perfeita execução do projeto. As pavimentadoras de concreto são equipamentos que aplicam o material e executam o nivelamento da pista em construção de pavimentos rígidos. Estão aptas também, de maneira opcional, a aplicar as armaduras de aço durante o processo de concretagem.

A pavimentadora de concreto é autopropulsada e se movimenta através de quatro esteiras de borracha maciça hidraulicamente manobrável. Um caracol espargidor ou arados distribuem uniformemente o concreto em toda a largura de aplicação, por onde através de vibradores o mesmo é compactado.

A máquina é configurada de forma modular de acordo com a largura de projeto. Os modelos de pavimentadoras de concreto podem executar a concretagem de pavimentos com larguras desde 2 m até o máximo de 16 m. É possível instalar uma estrutura retrátil nas bordas para aplicações em larguras variáveis. O sistema de nivelamento funciona através de sensores (apalpadores mecânicos) que executam a leitura de um fio-guia, instalad...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica