Publicado em 24 ago 2021

O crescimento linear e as mudanças tecnológicas exponenciais

Redação

A mudança exponencial está fazendo com que o mundo comece a funcionar de forma diferente em muitas áreas ao mesmo tempo e isso está acontecendo mais rápido do se é capaz de se remodelar. Falo de todos, os líderes, as instituições, sociedades e as escolhas éticas. Órgãos legislativos e conselhos municipais estão lutando para se manter modernizados, as empresas de tecnologia estão impacientes com padrões desatualizados e as pessoas inseguras. E quando a velocidade da mudança é tão rápida, a única maneira de manter a capacidade de trabalhar é se dedicando aos estudos para se atualizar por toda a vida.

Augusto Schmoisman – 

Estamos gerando mais informações do que nunca, mas o conhecimento só tem utilidade se você refletir sobre ele. O que vemos hoje é que a imensa velocidade com que as inovações científicas e tecnológicas acontecem pode exceder a capacidade do ser humano e das estruturas sociais de assimilar e se adaptar a elas.

Os seres humanos vêm se adequando gradualmente às mudanças, é verdade, mas também é fato que muitos não conseguem acompanhar toda essa aceleração. Isso acontece porque as pessoas estão acostumadas a um crescimento linear.

Toda a vida, antes da tecnologia, era possível medir um pouco o futuro com base no seu passado, na sua experiência. Mas, atualmente, estamos vivendo um crescimento exponencial, que acontece tão rapidamente que parece se tornar matematicamente incontrolável e um futuro imprevisível.

Essa mudança exponencial está fazendo com que o mundo comece a funcionar de forma diferente em muitas áreas ao mesmo tempo e isso está acontecendo mais rápido do que fomos capazes de nos remodelar. Falo de nós mesmos, nossos líderes, nossas instituições, sociedades e nossas escolhas étic...

Artigo atualizado em 24/08/2021 06:11.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica