Publicado em 07 dez 2021

Energias renováveis: uma das respostas para a mitigação de desastres

Redação

Embora o uso de energias renováveis possa aumentar a pressão sobre a rede elétrica, elas também podem ajudar a manter os serviços essenciais em caso de desastres naturais. Com base nas normas IEC, elas ajudam a cumprir vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incluindo o ODS 13 que consiste em tomar medidas urgentes para combater as mudanças climáticas e seus impactos.

Catherine Bischofberger - 22 de setembro de 2021 -

O uso crescente de energias renováveis é uma forma importante de reduzir as emissões de gases do efeito estufa. No entanto, a crescente dependência dessas energias pode aumentar a pressão sobre a rede elétrica, especialmente se as energias renováveis forem intermitentes, como a energia eólica ou solar. As redes convencionais de energia, que produzem eletricidade em grandes quantidades e costumam distribuí-la unilateralmente a diferentes usuários, devem cada vez mais integrar o excedente de energia gerado localmente, por meio de painéis solares no telhado de uma casa, por exemplo.

Também, podem recorrer à energia armazenada ou importada quando essas fontes variáveis fornecem menos eletricidade (quando há menos sol ou vento). Para garantir que a rede possa absorver com segurança esses recursos de energia distribuída bidirecional (distributed energy resources - DER), ela deve adicionar inteligência artificial.

As normas da série IEC 61850 são fundamentais que pavimentam o caminho para o uso de uma variedade de tecnolog...

Artigo atualizado em 10/12/2021 02:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica