Publicado em 14 dez 2021

A conformidade das mangueiras de borracha para dragagem

Redação

A dragagem é a remoção de sedimentos e detritos do fundo de lagos, rios, portos e outros corpos d''água, sendo uma necessidade rotineira em cursos de água ao redor do mundo porque a sedimentação - o processo natural de areia e lodo lavando rio abaixo - gradualmente preenche canais e portos. Geralmente se concentra em manter ou aumentar a profundidade dos canais de navegação, ancoradouros ou áreas de atracação para garantir a passagem segura de barcos e navios. Os navios precisam de uma certa quantidade de água para flutuar e não tocar o fundo e a profundidade da água continua a aumentar com o tempo, à medida que navios cada vez maiores passam a navegar. Uma vez que os grandes navios transportam a maior parte das mercadorias importadas, a dragagem desempenha um papel vital na economia. Ela também é realizada para reduzir a exposição de peixes, animais selvagens e pessoas a contaminantes e para evitar a propagação de contaminantes para outras áreas do corpo d''água. Esse tipo de dragagem, denominada ambiental, é freqüentemente necessária porque os sedimentos nas cidades e áreas industriais e em seus arredores são frequentemente contaminados com uma variedade de poluentes. Esses poluentes são introduzidos nos cursos de água a partir de fontes pontuais, como vazamentos de esgoto, descargas urbanas e industriais ou pode ser introduzido a partir de fontes difusas, como escoamento superficial e deposição atmosférica. As mangueiras de dragagem são reforçadas com cordões de borracha/materiais têxteis emborrachados que são aplicadas manualmente ou semiautomática no mandril rotativo do produto. Os cordões são aplicados em folhas de aproximadamente 200 mm de largura e possuem cordões espaçados paralelos. Para obter uma camada de reforço balanceada, essas lâminas são aplicadas em pares de duas, que são aplicadas uma sobre a outra na direção oposta, resultando em ângulos de cordão opostos. Na área de acoplamento/flange, essas folhas são cortadas manualmente, presas no lugar por enrolamento de arame de metal e dobradas manualmente para trás na posição. Este é um método de construção comprovado que permite fazer as mangueiras. No entanto, o material de reforço não é usado de forma mais eficiente. Existem parâmetros normativos para dois tipos, sete classes e três graus de mangueiras de dragagem reforçadas com arame ou têxtil, com tamanhos nominais que variam de 100 a 1.200. Em cada classe, todos os graus e tamanhos têm a mesma pressão máxima de trabalho.

Da Redação – 

A dragagem é uma atividade de escavação normalmente realizada debaixo de água. Quase sempre envolve a coleta de sedimentos do fundo de uma lagoa, lago, rio ou porto e, em seguida, o descarte desses materiais em um local diferente. As dragas são usadas em uma variedade de aplicações que incluem construção marinha, remediação ambiental, auxílio à navegação, mineração, processamento de agregados, melhoria recreativa, restauração de praias e terras.

Ao cruzar um rio importante a caminho de um local de trabalho, considere como o suporte da ponte permanece estável e firme no lugar. Quando estiver apreciando a beleza do lago recreativo favorito, pense em como seria se aquele lago ficasse morto por causa do excesso de material orgânico que sufoca a vida selvagem.

Considere que os cargueiros que transportam cargas valiosas por canais não conseguem chegar ao seu destino porque o canal é muito raso para passar. Imagine o impacto ambiental de uma mina local de agregado ou metal precioso deixando os rejeitos empilhados e esquecidos.

As dragas são projetadas e fabricadas para uma variedade de propósitos - des...

Artigo atualizado em 30/11/2021 05:01.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica