Publicado em 14 dez 2021

As especificações dos diagramas para a indústria de processo

Redação

Será que os fluxos de trabalho podem ser melhorados, a eficiência energética aumentada e os custos operacionais reduzidos? As empresas que extraem, transportam e processam matérias primas para a fabricação de produtos finais semiacabados ou de alta qualidade por meio de processos físicos, mecânicos e/ou químicos são classificadas como as indústrias de processo. Assim, o processo de produção é caracterizado por materiais ou meios fluidos. Dessa forma, os diagramas e os fluxogramas são ferramentas para comunicar informações complexas de forma precisa e simples. Eles ajudam a visualizar, resumir, simplificar e servem para orientar todos que fazem parte de uma equipe, sendo ideais para tornar mais intuitivos e memoráveis os dados sobre processos de trabalho. Eles podem ser aplicados a estratégias de marketing, mapas de jornada do cliente, estrutura organizacional, suporte e a qualquer processo importante para o seu negócio. Os diagramas de processo são excelentes para analisar, otimizar e comunicar processos como os fluxos de decisão. Eles são usados para elevar a qualidade das atividades interdepartamentais, entre outras finalidades. Um exemplo de diagrama são os fluxogramas, que podem simplificar processos e tomadas de decisões, e são especialmente úteis durante mudanças ao longo de um projeto, por exemplo. As indústrias de processo são aquelas em que os processos de produção primários são contínuos ou ocorrem em um lote de materiais indistinguível. Por exemplo, uma empresa de processamento de alimentos que fabrica molho pode fazer o molho em um fluxo contínuo e ininterrupto, desde o recebimento dos ingredientes até a embalagem. Ou podem ser produzidos lotes, mas imediatamente combinados e redirecionados. Em qualquer dos casos, não existe o conceito de unidade de molho enquanto ele está sendo processado. Exemplos de indústrias de processo incluem alimentos, bebidas, produtos químicos, farmacêuticos, petróleo, cerâmica, metais básicos, carvão, plásticos, borracha, têxteis, tabaco, madeira e produtos de madeira, papel e produtos de papel, etc. Por isso, deve-se entender como fazer a preparação dos diagramas e documentos, e dados associados para a indústria de processo.

Da Redação – 

Um processo é uma ordenação especifica das atividades de trabalho no tempo e no espaço com um começo e um fim, com inputs (entradas) e outputs (saídas) claramente identificados, definindo assim uma estrutura para ação. O processo é visto como um grupo de tarefas interligadas logicamente que utiliza os recursos da organização para gerar os resultados definidos, de forma a apoiar os seus objetivos.

Há uma sequência lógica e hierárquica para caracterizar o processo, partindo de uma visão global para uma visão pontual. O macroprocesso envolve mais de uma função na estrutura organizacional e sua operação tem impacto significativo no modo como a organização funciona. O processo é um conjunto de atividades sequenciais, que tomam um input com um fornecedor acrescentando valor para a produção de um output para um consumidor.

O subprocesso é a parte que se inter-relaciona de forma lógica com outro subprocesso, que realiza uma especifica dentro do macroprocesso. As atividades são as ações que ocorrem dentro do processo ou subprocesso. São geralmente desempenhadas por uma entidade (máquina, pessoa ou departamento...

Artigo atualizado em 15/12/2021 07:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica