Publicado em 14 dez 2021

Existem riscos em não regular a inteligência artificial?

Redação

A inteligência artificial (IA) é a ciência e a engenharia de fazer máquinas inteligentes, especialmente programas de computador inteligentes. Está relacionada à tarefa semelhante de usar computadores para entender a inteligência humana, mas a IA não precisa se limitar a métodos que são biologicamente observáveis. Em sua forma mais simples, a inteligência artificial é um campo que combina ciência da computação e conjuntos de dados robustos para permitir a resolução de problemas. Também engloba subcampos de aprendizado de máquina e profundo que são frequentemente mencionados em conjunto com ela. Essas disciplinas são compostas por algoritmos de IA que buscam criar sistemas especialistas que fazem previsões ou classificações com base em dados de entrada.

Nelson Mitsuo Shimabukuro – 

Não há dúvidas sobre a característica disruptiva da IA e a quantidade de críticas, questionamentos e dúvidas sobre o projeto de Lei do uso da inteligência artificial (PL 21/2020) que será analisado pelo Senado. Isso seria a prova inconteste disto. A IA tem o potencial ainda maior que a internet em termos de transformação. É uma camada construída sobre a internet, entretanto, com mais inteligência e o mais preocupante: autonomia, portanto mais crítica e impactante.

A internet teve seu Marco Legal sancionado em 23 de abril de 2014, pela lei N°12.965/2014 e ainda é alvo de polêmicas, imagina uma tecnologia como a Inteligência Artificial, que está num estágio ainda inicial? Nesse caso, Bill Gates alertou em 2015 que primeiro as máquinas farão muitas atividades para nós e não serão superinteligentes. O que pode ser positivo se gerenciarmos bem. Algumas décadas depois, entretanto, a inteligência será forte o suficiente para ser uma preocupação.

Diante deste alerta, devemos ficar preocupados ou não? Regular ou deixar o mercado se autorregular? Talvez estejamos longe de algo realmente preocupan...

Artigo atualizado em 30/11/2021 04:12.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica