Publicado em 10 jan 2023

Como evitar os riscos de desempenho no processo de due diligence

Redação

Conforme informações da empresa Descartes, um fornecedor para a solução de due diligence, ou o processo que garante o compliance da empresa e avalia riscos de negociações com parceiros comerciais, é mais do que apenas uma solução comum. Eles devem ser vistos como um parceiro crítico e com um papel significativo a desempenhar na proteção de sua organização. Isso ocorre porque o principal objetivo dessa categoria de fornecedores é ajudá-lo a minimizar os riscos de compliance, com sanções que ocorrem durante 24 horas por dia, sete dias por semana, dia após dia. Mas, embora os provedores de soluções de due diligence possam parecer semelhantes, distinções sutis podem fazer uma grande diferença na integridade e eficácia do serviço. Com altas demandas regulatórias e um cenário de compliance de sanções cada vez mais complexo, escolher o melhor fornecedor de software de due diligence é, portanto, vital. Portanto, pode-se identificar os principais sinais de alerta e evitar riscos de desempenho no processo de due diligence. Uma verificação de due diligence envolve uma investigação cuidadosa das circunstâncias econômicas, legais, fiscais e financeiras de uma empresa ou indivíduo. Isso abrange aspectos como números de vendas, estrutura acionária e possíveis vínculos com formas de crime econômico, como corrupção e evasão fiscal. Uma verificação desse tipo é necessária assim que uma empresa inicia os relacionamentos com parceiros de negócios ou planeja comprar outra empresa ou uma propriedade ou fazer investimentos em imóveis. A auditoria de due diligence permite que as empresas realizem verificações de risco e conformidade para se protegerem, verificando as suposições e condições de um relacionamento mútuo ou uma oferta e identificando os riscos relevantes. A forma de due diligence apropriada depende da situação específica, das transações comerciais e do nível de risco. Dessa, forma, pode-se dizer que o due diligence é uma importante técnica de negócios a ser considerada antes de tomar qualquer decisão importante de negócios ou adquirir uma empresa. Antes de colocar as finanças da sua empresa em ação, deve-se entender a devida diligência e como fazê-lo corretamente. Assim, o due diligence é um processo que envolve verificação de risco e conformidade, conduzindo uma investigação, revisão ou auditoria para verificar fatos e informações sobre um determinado assunto. Em palavras simples, due diligence significa fazer a lição de casa e adquirir os conhecimentos necessários antes de entrar em qualquer acordo ou contrato com outra empresa.

Da Redação – 

Atualmente, uma empresa deve determinar as questões internas e externas que são pertinentes para o seu propósito e que afetam sua capacidade de alcançar os resultados pretendidos do seu sistema de gestão de compliance. Para este propósito, a organização deve considerar uma gama variada de questões, incluindo, o modelo de negócio, como a estratégia, a natureza, o porte e a escala da complexidade e a sustentabilidade das operações e atividades da organização; a natureza e o escopo dos negócios na relação com terceiras partes; o contexto regulatório e legal; a situação econômica; os contextos ambiental, cultural e social; as estruturas internas, as políticas, os processos, os procedimentos e os recursos, incluindo tecnologia; e a cultura de compliance.

Para a Descartes, as sanções evoluem e mudam com frequência, por exemplo: programas sendo adicionados e removidos ao longo do ano em todo o mundo. Garantir que as listas de sanções que se compra sejam ativas, atuais e relevantes para o seu negócio é essencial para otimizar o processo de due diligence e gerenciar a taxa de resultados falsos positivos/falsos negat...

Artigo atualizado em 10/01/2023 12:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica