Publicado em 03 mai 2022

A migração para a nuvem acelerou a transformação digital, mas existem riscos

Redação

A transformação digital é o processo de usar as tecnologias digitais para criar novos – ou modificar – processos de negócios, cultura e experiências do cliente existentes para atender às mudanças nos requisitos de negócios e de mercado. Essa reinvenção dos negócios é a transformação digital e, normalmente, transcende as funções tradicionais como vendas, marketing e atendimento ao cliente. Em vez disso, a transformação digital começa e termina com a forma como se pensa e se envolve com os clientes. À medida que se passa do papel para planilhas e aplicativos inteligentes para gerenciar os negócios, tem-se a chance de reimaginar como se faz as transações com os clientes – com a tecnologia digital do lado. Além disso, o uso dos serviços na nuvem facilitou o processo, permitindo o fluxo de dados do usuário de clientes front-end, como, por exemplo, os servidores dos usuários, tablets, desktops, laptops — qualquer coisa nas extremidades dos usuários, pela internet, para os sistemas do provedor e vice-versa. Os usuários podem acessar serviços em nuvem com nada mais do que um computador, sistema operacional e conectividade com a internet ou rede privada virtual (virtual private network - VPN). Contudo, a violação de dados é real e está relacionada com a segurança que leva à destruição acidental ou ilícita, à perda, à divulgação não autorizada ou o acesso a dados protegidos e transmitidos, armazenados ou transformadas de outro modo. Por isso, o uso de computação em nuvem mudou a forma como é recomendado que as organizações avaliem e mitiguem os riscos de segurança da informação, devido às mudanças significativas em como os recursos computacionais são tecnicamente concebidos, utilizados e gerenciados.

Da Redação – 

A computação em nuvem possui o benefício de rápido provisionamento, e administração e autoatendimento sob demanda. Estas operações são geralmente executadas pelo administrador do cliente do serviço em nuvem e do provedor de serviço em nuvem. Como a intervenção humana nestas operações críticas pode causar sérios incidentes de segurança da informação, os mecanismos de proteção das operações devem ser considerados e, se necessário, definidos e implementados.

Exemplos de incidentes sérios incluem apagar ou desligar um grande número de servidores virtuais, ou destruir ativos virtuais. A implementação de segregação lógica depende das tecnologias aplicadas à virtualização. As configurações de rede e armazenamento podem ser virtualizadas quando uma função de um software de virtualização fornece um ambiente virtual (por exemplo, um sistema operacional virtual).

Adicionalmente, a segregação de clientes do serviço em nuvem em ambientes virtualizados por software pode ser projetada e implementada usando funções de segregação do software. Quando uma informação de um cliente do serviço em nuvem é armazenada em uma ...

Artigo atualizado em 02/05/2022 03:39.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica