Publicado em 11 jan 2022

Muita atenção para manter o negócio protegido contra o ransomware

Redação

O ransomware é um tipo de ataque virtual no qual um computador, quando infectado, tem seus dados criptografados, impedindo que eles possam ser acessados. Para poder liberar os dados, normalmente os criminosos exigem um resgate, ou, em inglês, ransom. A prática é um dos principais crimes virtuais, principalmente após as mudanças trazidas pelo trabalho em casa. Os danos causados por um ataque ransomware podem ter consequências financeiras, além da perda de dados. Os criminosos, nos últimos tempos, têm tomado empresas como alvos e, ao realizar o ataque, exigem resgates milionários, muitas vezes que podem complicar todo o balanço financeiro da empresa. O nível de sofisticação desse tipo de crime cibernético tem deixado as empresas cada vez mais em dúvida se de fato todas as medidas de segurança estão sendo tomadas e o acesso aos seus dados está blindado.

Leonardo Carissimi – 

Os ataques de ransomware têm crescido de forma expressiva nos últimos tempos e atingido organizações de diferentes tamanhos e segmentos em todo mundo. À medida que a tecnologia avança e traz diversos benefícios para a sociedade, os criminosos também a utilizam para aprimorar técnicas de sequestro de dados, negação de serviços (site fora do ar), trancamento de dados e assédio, que são seguidos de pedidos de altos valores para resgate.

Geralmente, esses criminosos exigem o pagamento em criptomoeda, já que por se tratar de um dinheiro virtual utilizado sem o intermédio de bancos, garante o anonimato. O chamado ransomware as a services conta com equipes compostas por diversos atores, como os desenvolvedores, os invasores e os negociadores, entre outros, que ficam à frente das discussões com as vítimas.

Em alguns casos contam ainda com a apoio de colaboradores das empresas-alvo para facilitar a implantação do malware. O nível de sofisticação desse tipo desse tipo de crime cibernético tem deixado as empresas cada vez mais em dúvida se de fato todas as medidas de segurança estão sendo tomadas e o ace...

Artigo atualizado em 11/01/2022 06:20.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica