Publicado em 18 jan 2022

Os sistemas de controle dos componentes ferroviários

Redação

Uma composição ferroviária implica em investimentos vultosos e aquilo que transporta também é valioso demais para não se pensar em ter um controle completo de ativos. Além do mais, levando-se em conta que são as melhores tecnologias existentes até o momento, as soluções de RFID são incrivelmente baratas e valem cada centavo do investimento.

Wilson Antunes – 

A automatic equipment identification (AEI) é o sistema de reconhecimento eletrônico em uso na indústria ferroviária norte-americana que utiliza tecnologia RF para identificar equipamentos ferroviários durante a rota. Os sistemas de controle de componentes ferroviários (SCCF) é t também conhecido como AEI.

Apenas uma letra a mais, questão de tradução? Não exatamente. O fato é que o SCCF é mais completo e considerado bem mais abrangente – e é isso que vou explicar, mostrando desde o começo como podemos melhor entender a importância dessas três ou quatro letras. Vamos lá.

Uma empresa de logística ferroviária pode possuir centenas de locomotivas de vários modelos que precisam de diferentes tipos de manutenção em tempos também diferentes. Essas mesmas empresas possuem, em muitos casos, milhares de vagões também dos mais variados tipos, idades e condições, e que também precisam de manutenção.

Além de saber quando fazer a manutenção desses preciosos ativos, é necessário também ter conhecimento sobre qual trecho da ferrovia cada um se encontra e o que está transportando. Este controle pode ser feito...

Artigo atualizado em 18/01/2022 05:34.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica