Publicado em 18 Jan 2022

Você sabe o que é compliance sustentável?

Redação

Há a necessidade de as empresas adotarem o compliance sustentável. Deve-se fazer o link desta prática com a evolução do capitalismo, ou seja, o capitalismo consciente. Neste sentido, é preciso que organizações tenham um propósito e que contemplem os stakeholders ao tomar as suas decisões. Desta forma, a atenção com os recursos humanos, naturais e com o planeta, enfim, ganha destaque. Então, tratar o compliance sustentável refere-se a monitorar e acompanhar as tendências e agir por princípios éticos, antes que exista a obrigatoriedade legal ou regulatória. Há movimentos que já estão acontecendo. E uma organização que quer permanecer no mercado precisa atuar com integridade e compliance em uma abordagem sustentável.

Jefferson Kiyohara – 

O compliance abrange a promoção de uma cultura de integridade e o respeito às leis, às regulamentações e às políticas internas. É um conceito que se estabeleceu no mercado. E sustentabilidade? Para ser sustentável precisa ser verde? É filantropia? É ser contra o capitalismo? É ser uma igreja?

Ainda há a necessidade de conscientizar as pessoas no tema sustentabilidade, pois há relação com a economia verde, engloba a preocupação com os impactos junto aos stakeholders (o que inclui a filantropia), mas é algo ainda mais estratégico e amplo. Um ponto fundamental é entender que o assunto está relacionado à perenidade dos negócios e, para isso, ter uma fonte de recursos financeiros é essencial. Sob a ótica de uma empresa, por exemplo, é ter faturamento e lucro (ou um investidor que faça o aporte) para conseguir gerar empregos e pagar os impostos. E não parar por aí. Logo, comparar sustentabilidade com uma igreja não faz qualquer sentido.

E, então, faço o link com os conceitos do capitalismo consciente. É fundamental desmistificar que o capitalismo é algo ruim. Houve, sim, avanços da humanidade, de ex...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica