Publicado em 29 Sep 2020

A gestão da qualidade para a fabricação de produtos “Ex”

Redação

Um produto “Ex” inclui os equipamentos “Ex”, sistemas de proteção, dispositivos de segurança, componentes “Ex” e suas combinações, bem como os softwares e serviços. A documentação técnica é a aquela que permite a avaliação da conformidade do produto com os requisitos das normas. Esta documentação pode estar incluída nos documentos listados no certificado, quando um organismo de certificação estiver envolvido. Esta documentação abrange projeto, fabricação e operação do produto e inclui uma descrição geral; os desenhos de projeto e de fabricação e leiaute dos componentes, submontagens, circuitos, etc.; as descrições e explanações necessárias para a compreensão dos desenhos e arranjos, e a operação do produto; uma lista das normas relacionadas no certificado “Ex”, aplicadas em sua totalidade ou em parte, e as descrições das soluções adotadas para atingir os requisitos das normas; os resultados dos cálculos efetuados do projeto, verificações realizadas, etc.; e os relatórios de ensaios. Para equipamentos não elétricos “Ex”, é inclusa a avaliação e identificação formal de risco de ignição, especificada na NBR ISO 80079-36. Deve ser lembrado que uma atmosfera explosiva é uma mistura de ar, sob condições atmosféricas, com substâncias inflamáveis na forma de gás, vapor ou poeira, as quais, depois da ignição, permitem autossustentação de propagação. Os equipamentos elétricos a serem instalados nestes locais devem eliminar ou isolar a fonte de ignição, evitando a ocorrência simultânea dos três componentes que formam o triângulo do fogo: combustível, oxigênio e fonte de ignição. As atmosferas propícias a uma explosão podem ser encontradas nos mais diversos segmentos da indústria como o petroquímico, alimentício, usinas de açúcar e etanol, farmacêutico, têxtil, papel e celulose, etc. Para prevenir uma explosão e evitar danos irreversíveis à sua empresa, algumas medidas devem ser tomadas. É essencial uma gestão de áreas classificadas que inclua o uso de equipamentos com a proteção apropriada para o seu ambiente e uma manutenção adequada. Elas envolvem a identificação e classificação de áreas onde podem ocorrer atmosferas explosivas, fornecimento de roupas apropriadas, verificar a segurança geral contra explosão do local de trabalho e a seleção e manutenção de equipamentos destinados ao uso em áreas classificadas. Deve-se entender as informações e os requisitos específicos para o estabelecimento e manutenção de um sistema de gestão da qualidade para a fabricação de equipamentos e componentes “Ex”, de acordo com a sua certificação.

Da Redação – 

Os desenhos de certificação, que servem de base para o certificado do produto “Ex”, podem apresentar as condições para o tipo de proteção “Ex” em particular. Convém que todas as marcações estejam de acordo com os desenhos de certificação. Para invólucros e outros componentes que formam parte do invólucro e também para ventiladores, coberturas de ventiladores e telas de ventilação, convém que o fabricante verifique a composição do material.

As bases estatísticas não são apropriadas para os ensaios de rotina requeridos para certificação de conformidade “Ex”, exceto quando permitido pelas seguintes situações as normas pertinentes; ou a interpretação apropriada e notas de esclarecimento. Convém que todas as medições considerem as variações de temperatura. Por exemplo, convém que os produtos fundidos sejam submetidos à verificação para demonstrar conformidade.

Convém que 100% de inspeção visual seja realizada em cada parte; espessura de parede (incluindo aquelas partes não sujeitas à usinagem); falhas, inclusões, bolhas e porosidade (por meio visual ou método de ensaio, dependendo da criticidade). A verificação pode ser executada por meio de 100% de inspeção visual ou por outros meios considerados apropriados, com base na capacidade do fabricante de controlar efetivamente a produção. A recuperação de porosidade em produtos fundidos por método de impregnação, por exemplo, por silicone, não é permitida. Caso ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica